Como avaliar desidratação no idoso?

Perguntado por: ymarinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Fique atento se o idoso apresentar olhos fundos, olheiras, boca e pele seca, pois estes são sinais de desidratação, além de reclamações sobre cansaço excessivo, fraqueza e casos de tontura.

Sinais de desidratação

  1. Choro sem lágrima;
  2. Saliva muito espessa;
  3. Boca seca;
  4. Hipoatividade da criança;
  5. Temperatura do corpo mais elevada;
  6. Urina muito concentrada e em menor quantidade.

A desidratação grave pode provocar sede intensa, ausência de urina, respiração rápida, alteração do nível de consciência, convulsões, pele fria e úmida, chegando a ficar pegajosa, pressão arterial baixa, podendo levar até à morte”, afirma o geriatra.

Incluem o hematócrito e a albumina, os quais aumentam de forma proporcional ao grau de perda de água.

São eles:

  • mal-estar, fraqueza, sonolência;
  • irritabilidade, dificuldade de atenção;
  • sensação de fome, quando na verdade é sede;
  • dor de cabeça, principalmente pela manhã; e.
  • tontura ao levantar-se da posição sentada ou deitada (hipotensão postural).

Quando os lábios estão muito secos e a língua não sente mais a salivação, certamente o seu corpo precisa se hidratar. Mas não é só a boca que passa pela secura. Órgãos como a pele também descamam, as unhas podem ficar quebradiças…

Ambar ou mel: sinal de desidratação. É vital beber mais água quando a urina estiver nessa cor. Laranja: pode estar ligada à falta de água ou pigmentos de alguma comida ingerida. Caso essa cor permaneça por algum período significativo, pode representar um problema no fígado ou na vesícula.

O Sinal da Prega Cutânea
Este sinal faz parte dos sinais e sintomas moderados e graves da desidratação, onde depois de beliscada e pele não volta ao normal – (sobretudo em bebês e idosos).

A desidratação pode ser classificada de acordo com a tonicidade do espaço celular em: hipotônica, hipertônica ou isotônica.

  1. Hipotônica ou hiponatrêmica: Caracterizada por sódio sérico menor que 130 mEq/l. ...
  2. Hipertônica ou hipernatrêmica: ...
  3. Isotônica ou isonatrêmica: ...
  4. Tratamento em crianças: ...
  5. Tratamento em idoso:

O tratamento da desidratação leve é feito através da ingestão de água e bebidas isotônicas e, em casos graves, há necessidade de internação para reidratação por via endovenosa. Dar preferência a alimentos leves [frutas, legumes e verduras], e realizar atividades físicas nos horários em que o sol estiver mais fraco.

O Soro para Desidratação Pedialyte Zinco 45 Maçã é indicado para o tratamento de reposição de perdas de águas e eletrólitos. O medicamento mantém a hidratação, mesmo após diarréias agudas e vômitos. Pode ser usado em bebês, crianças e adultos.

Por líquido, entenda-se água, sucos, chás, água de coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é ingerir algum líquido a cada duas horas. Os familiares devem oferecer constantemente líquidos aos idosos, pois, isso é vital.

O idoso pode ser considerado desidratado crônico, pois existe uma mudança proporcional na constituição do corpo com o envelhecimento, na qual há uma troca de massa magra (músculos e ossos) por massa gordurosa. “Como água e gordura não se misturam, existe uma perda de líquidos no corpo com o envelhecimento.

Hidratação: 7 maneiras de se hidratar além de beber água

  1. Iogurte com frutas. A hidratação já começa no café da manhã, uma vez que 85% do iogurte é composto de água. ...
  2. Água saborizada. Sem açúcar, claro. ...
  3. Café ...
  4. Sopa e salada. ...
  5. Uvas vermelhas. ...
  6. Chá de camomila.

Hoje em dia, existem diversos exames e testes laboratoriais simples realizados por profissionais que conseguem detectar o quadro de desidratação. Eles incluem exame de sangue, glicose e urina por exemplo.

Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.

Quando o valor de VCM e CHCM estão baixos, podem significar anemia por deficiência de ferro, ou outras condições como a talassemia (doença genética que diminui a produção de hemoglobinas), e quando o VCM está aumentado, pode indicar anemia devido à deficiência de ácido fólico ou vitamina B12 e desordens congênitas.

Diminuição na quantidade de urina. Bom, se você não bebe água, não produz urina, certo? Se você nota que está indo pouco ao banheiro, pode ser um sinal leve de que seu corpo está desidratado.

Urina transparente
A transparência indica hidratação em excesso, que pode ser prejudicial quando o corpo mais absorve do que elimina o líquido.