Como avaliar a retina?

Perguntado por: esales . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Os principais exames para avaliar a retina

  1. Mapeamento da retina. Este é o primeiro exame que seu oftalmologista fará para começar a avaliar sua visão. ...
  2. Fundoscopia. ...
  3. Retinografia simples e panorâmica. ...
  4. Tomografia de coerência óptica (OCT) ...
  5. Ecografia ou ultrassom ocular. ...
  6. Angiofluoresceinografia panorâmica.

Quando deve ser realizado? O mapeamento de retina deve ser realizado sempre que há suspeitas de algum comportamento anormal na visão. Esse exame deve ser rotineiro para a saúde de seus olhos, pois ele é essencial para diagnosticar diversas doenças ou problemas oculares.

O mapeamento de retina é um exame ocular que analisa a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos. Assim, é possível checar o estado geral dessa parte do olho que é responsável pela formação das imagens que visualizamos.

O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos. Identifica doenças oculares e as que causam danos oculares.

Qual o valor do exame de mapeamento de retina? O procedimento de mapeamento, costuma ter o valor em torno de 100 à 300 reais, dependendo do local e cidade que irá realizar o procedimento. Além disso, é possível pesquisar com seu plano de saúde, se o mesmo não cobre parte ou totalmente o valor do procedimento.

O descolamento inicial da retina pode ser localizado ou amplo, todavia se não se efetuar um tratamento rápido toda a retina pode descolar, levando à perda da visão e cegueira. O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente.

O mapeamento de retina é um exame no qual o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento. Esse exame também é conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia.

A principal diferença entre o mapeamento de retina e a retinografia se encontra no fato de que na retinografia há a emissão de uma foto do fundo dos olhos, enquanto no mapeamento de retina, o método utilizado não conta com foto e possibilita a perspectiva da periferia da retina também.

A dilatação da pupila provocada pela aplicação do colírio durante o mapeamento de retina pode ter efeito que dura entre quatro e seis horas.

O medicamento antigiogênico para tratamento de Degeneração Macular é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame oftalmológico não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos.

A melhor forma de prevenir o descolamento de retina é fazendo exames de fundo de olhos periódicos, a critério do oftalmologista, de acordo com o risco apresentado.

Tem uma curvatura acentuada (cerca de 44,00 dioptrias, em média), sua espessura central é de 0,6mm. Esta curvatura acentuada é o principal meio de convergência dos raios que chegam ao olho para que estes atinjam a retina.

Feijões roxos, ervilhas pretas e lentilhas são boas fontes de bioflavonoides e zinco e podem proteger a retina e diminuir o risco de degeneração macular e catarata.

Pode ser causado por lesões degenerativas da retina, pelo próprio processo de envelhecimento e descolamento do vítreo, por traumas no olho ou na cabeça com potencial para causar rasgos ou buracos na retina, ou ainda por doenças como retinopatia diabética e outras.