Como avaliar a fluência de leitura?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 2 de maio de 2023
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São consideradas fluentes aquelas crianças que conseguem ler no mínimo 65 palavras por minuto ou que leem um texto simples e conseguem compreender pelo menos 90% do conteúdo. “Esse seria o ideal para uma criança terminar o 2º ano do Ensino Fundamental como leitora fluente”, diz Leal.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

Você conhece os 4 níveis de leitura de Mortimer Adler?

  • Leitura Elementar. O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. ...
  • Leitura Inspecional. ...
  • Leitura Analítica. ...
  • A Leitura Sintópica. ...
  • Leitura Elementar. ...
  • Leitura Inspecional. ...
  • Leitura Analítica. ...
  • A Leitura Sintópica.

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.

Uma maneira fantástica de melhorar a fluência em leitura oral é praticar o revezamento na leitura em voz alta. Os alunos podem escolher um livro que gostem muito, ou mesmo criar uma história em grupo. O mais importante é criar um momento de leitura em voz alta, onde cada um lê uma parte do texto.

São eles: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência de leitura, o vocabulário e a compreensão de textos.

Uma das maneiras mais eficientes de induzir a fluência da leitura nos alunos é propor a eles o exercício de ler em voz alta para que todos possam acompanhar. Em princípio, isso pode deixar a criança meio encabulada, mas com o tempo ela passará a ter mais confiança na hora de ler para sua turma.

A avaliação diagnóstica da leitura, como o próprio nome sugere é uma forma de dar ao professor, indícios de como estão seus alunos, usada principalmente no início do ano letivo, no que tange não só a parte oral da leitura como também na compreensão daquilo que ele está lendo.

3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC

  1. Seminários. O seminário é o primeiro dos métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC que resolvemos apresentar a você. ...
  2. Autoavaliação. A autoavaliação é o segundo método de nossa lista de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. ...
  3. Atividades online.

Uma bem interessante e diferente é pedir que cada aluno leia um trecho de algum texto para uma gravação da turma. Pode ser uma coletânea de adivinhas por exemplo. Ao mesmo tempo você avalia a leitura individual de cada aluno.

Os quatro níveis de leitura são:

  1. Leitura elementar;
  2. Leitura inspecional;
  3. Leitura analítica;
  4. Leitura sintópica.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Caracteriza-se como leitor FLUENTE aquele estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê mais rapidamente. Isso permite a ele dedicar mais esforços à compreensão do que está lendo, ou seja, constrói significados para cada vocábulo lido.

A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente.

Fluência leitora é a capacidade de ler um texto com agilidade, precisão e com expressão adequada, uma vez que leituras realizadas com poucos esforços o indivíduo começa a ter mais disponibilidade para se dedicar a compreensão do texto, que pode ser definida como a capacidade de extrair significado e integrar este ...

Apesar das divergências na definição, os pesquisadores parecem concordar que existem três componentes-chave da fluência: precisão na decodificação da palavra, automaticidade no reconhecimento das palavras e uso apropriado da prosódia (Rasinski, 2006b).

Um caderno de avaliação de fluência é uma ferramenta usada para medir a velocidade, precisão e prosódia (entoação). Ele pode ser usado por professores, terapeutas da fala, psicólogos e outros profissionais para avaliar a capacidade de leitura de uma pessoa.