Como auxílio do Atlas Geográfico disponível na escola insira no mapa político?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

De acordo com o mapa, a Linha do Equador divide o atlas geográfico ao meio na horizontal, e o Meridiano de Greenwich divide ao meio na vertical. Enquanto que o Trópico de Câncer está a 23 graus ao norte e o Trópico de Capricórnio está a 23 graus ao sul da Linha do Equador.

Um Atlas, por definição, é um conjunto de mapas ou cartas geográficas. Porém, o termo também se aplica a um conjunto de dados sobre determinado assunto, sistematicamente organizados e servindo de referência para a construção de informações de acordo com a necessidade do usuário.

O Atlas Geográfico é uma importante ferramenta de conhecimento e localização. É um conjunto de mapas de um determinado lugar ou região. Um atlas geográfico é definido como um conjunto mapas. Podem ser mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade.

Segundo Callai (2012), o objetivo da Geografia Escolar é tentar explicar e compreender o mundo, de situar o educando no contexto socioespacial onde vive e de construir instrumentos para tornar o mundo mais justo para a humanidade por meio da formação de cidadãos.

Um atlas geográfico digital em construção necessita da elaboração de um banco de dados onde é possível armazenar os dados em compartimentos separados e organizados em arquivos, sua realização permite maior segurança, agilidade no acesso e recuperação de dados específicos.

A Geografia busca estudar a interação da sociedade em si e as transformações da natureza, estudar o espaço onde as pessoas vivem e a interação entre todos os elementos. Graças a Geografia é possível entender as transformações do espaço e das relações do homem com a natureza englobando outros diferentes âmbitos.

Mapas e gráficos são recursos importantes para a reprodução de informações de forma clara e objetiva. Sua utilização é feita pela Geografia e diversas áreas do conhecimento. Os mapas são importantes para a localização e orientação no espaço.

A importância dos mapas reside no fato de eles serem utilizados para localização, comunicação e medição de áreas e pontos. Os mapas são representações cartográficas de uma dada área do espaço.

Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.

A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.

A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

O atlas pode conter mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade. Eles podem ser gerais, mostrando o planeta Terra, seus continentes e países, ou serem específicos, como um atlas de viagem, em que há mais destaque aos pontos turísticos.

Atlas Geográfico é o nome que se dá a uma coleção de mapas das várias áreas da Terra, ou de uma região específica, porém atualmente podendo tratar-se também de mapas de outros planetas e corpos espaciais em geral.

Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.