Como aumentar T3 e T4 naturalmente?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Esses três alimentos são fontes vegetais de ômegas essenciais, como ômega 3. A nutricionista explica que esse nutriente atua na manutenção da função tireoidiana e contribui para a produção regular dos hormônios T3 e T4.

A conversão periférica de T4 em T3 ocorre principalmente nos rins por ação da enzima 5' monodesiodase, mas também pode ocorrer no fígado, através 3' monodesiodase, formando T3 reverso cuja função biológica é desconhecida.

Peixes, algas e frutos do mar
Além disso, tais alimentos são ricos em vitamina D, selênio, ferro e zinco, que têm um papel benéfico na doença autoimune da tireoide. Sendo assim, boas opções para adicionar na alimentação incluem: atum, sardinha, salmão, ostras, e algas como wakame e spirulina.

O tratamento para os sintomas de hipotireoidismo é relativamente simples. Existe uma medicação que consiste em hormônios tireoidianos sintéticos, chamada de levotiroxina. A ingestão desse remédio aumenta os níveis de T3 e T4, restaurando a função normal do organismo.

Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.

Abacate e sementes de chia e linhaça
Esses três alimentos são fontes vegetais de ômegas essenciais, como ômega 3. A nutricionista explica que esse nutriente atua na manutenção da função tireoidiana e contribui para a produção regular dos hormônios T3 e T4.

O selênio, presente nas castanhas, auxilia na produção de TSH (hormônio tireoestimulante), que é responsável por estimular a produção dos hormônios T3 e T4 pela tireoide. A deficiência deste nutriente também aumenta o risco de Tireoidite de Hashimoto.

Sintomas: Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Estudos indicam que a suplementação com zinco em indivíduos com deficiência do mineral pode normalizar os níveis de T3 no organismo, beneficiando o metabolismo dos hormônios tireoidianos e contribuindo na conversão de T4 em T3.

Os principais estudos não apontaram benefícios reais em melhorar os sintomas do hipotireoidismo no tratamento combinado, mas da mesma forma, os estudos não condenam seu uso, concluindo que a administração combinada T3/T4 é segura, na concentração adequada, mas talvez não mais eficaz, ou seja, poderíamos concluir que o ...

Tanto o hormônio T4 (tiroxina) quanto o T3 (triiodotironina) são produzidos pela glândula tireoide e lançados no sangue.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.