Como aumentar o valor da aposentadoria por idade?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Geralmente, a principal forma de aumentar o pagamento é solicitando a revisão no INSS ou diretamente em uma ação judicial. Contudo, para isso é necessário entender qual é a situação que envolve as suas condições de aposentadoria, como, por exemplo, a época em que você realizou as suas contribuições.

Assim, o STJ entendeu que se a invalidez e a necessidade de assistência permanente de terceiro fossem comprovadas, o aposentado teria direito ao adicional de 25% no valor do seu benefício. Isto é, independentemente do tipo de aposentadoria.

Quem tem direito:
- Quem se se aposentou antes da reforma da Previdência, em 19 de novembro de 2019, ou já tinha direito a se aposentar na mesma época. Quem se aposentou de 2013 a 2019, antes de novembro, mês da reforma da Previdência, poderá pedir a revisão da vida toda porque o prazo não terá sido prescrito.

10 ANOS

Bom, para te ajudar a entender esse assunto saiba que, quando você se aposenta ou recebe um benefício do INSS, na Carta de deferimento vem escrito que TEM 10 ANOS PARA PEDIR A REVISÃO DO BENEFÍCIO. Esse prazo é o que chamamos de DECADÊNCIA.

Então, no âmbito administrativo não é possível a transformação automática da aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, por isso, o segurado deve ajuizar um pedido de revisão judicial.

90 dias

Sendo assim, o prazo fixado para a análise da revisão, tanto no INSS quanto na justiça, é de 90 dias.

No Brasil, entretanto, ainda não há nada na nossa legislação que garanta esse auxílio financeiro. O único benefício existente é o auxílio de acompanhamento do INSS, que aumenta a aposentadoria em 25% para que o idoso possa pagar os seus cuidadores.

Projeto cria auxílio-cuidador para pessoa idosa ou com deficiência que precise de cuidados de terceiros. O Projeto de Lei 3022/20 cria o auxílio-cuidador no valor de um salário mínimo para a pessoa idosa ou com deficiência que necessite de terceiros para realização das atividades de vida diária.

Entre essas pessoas, estão os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e os aposentados e pensionistas que têm o cálculo do benefício inferior ou igual ao mínimo. Esse valor foi determinado através do reajuste do salário-mínimo em relação ao valor do salário-mínimo de 2022 (R$ 1.212,00).

Para consultar a revisão do benefício é preciso acessar o site do Meu INSS e verificar na hora de maneira online. Basta informar os dados do beneficiário.

As revisões abrangem pensão por morte, auxílio-doença previdenciário, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente previdenciário, aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho, auxílio-doença por acidente de trabalho, auxílio-acidente e pensão por morte por acidente de trabalho.

Caso seja aprovada e sancionada pelo Presidente da República, os aposentados que continuam trabalhando poderão solicitar a revisão dos seus benefícios.

Qual o índice de reajuste de aposentados do INSS em 2023? O índice de reajuste da aposentadoria do INSS para quem recebe um salário mínimo foi de 8,91%, e para quem recebe acima do mínimo foi de 5,93%.

Quando vale a pena solicitar a revisão da vida toda? Na grande maioria dos casos, vale a pena solicitar a revisão da vida toda 2023 para quem tinha altos salários de contribuição antes de julho de 1994 ou teve a maior parte das contribuições antes dessa data.

O advogado especialista em aposentadoria revela um segredo para conseguir a aposentadoria mais alta. O melhor dia para a pessoa se aposentar é a data do aniversário – ao completar mais um ano de vida, o fator previdenciário diminui e o benefício aumenta.

A Aposentadoria por Idade é a mais vantajosa para quem começou a contribuir mais tarde para o INSS. Normalmente, pessoas que começaram a trabalhar muito jovens terão aposentadorias mais vantajosas que a por idade. Por isso, será extremamente importante que você conheça o seu histórico de trabalho.

Por idade, conta-se 70% da média dos salários de contribuição mais 1% para cada ano de trabalho. Por exemplo: um homem de 65 anos pede a aposentadoria por idade, depois de trabalhar 25 anos. Ele terá 95% da média salarial (70% mais 25%, soma de 1% para cada ano trabalhado).

A revisão de aposentadoria é um direito de todo beneficiário do INSS. Através desse procedimento é possível corrigir possíveis erros, melhorar o valor do benefício recebido e até alterar o tipo de aposentadoria para outra mais benéfica.

Nesse “milagre”, somente com uma contribuição, você conseguia ter uma aposentadoria de quase R$ 4.000,00. Contudo, você precisava ter cumprido, no mínimo, 15 anos de contribuição antes de 07/1994 e possuir 65 anos de idade, se homem, e 61 anos e 6 meses de idade, se mulher (em 2022) até o dia 04/05/2022.