Como aumentar o QI do seu filho?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Se você quer aprender como estimular a inteligência do seu filho, comece a conhecer melhor sua criança, elogie-a, forneça-lhe brinquedos educativos, incentive sua criatividade, coloque-a em contato com o mundo e permita que ela vença desafios do cotidiano.

De acordo com a equipa, nos dez anos anteriores à pandemia, o valor médio de Q.I. encontrado em testes feitos a crianças entre os três meses e os três anos era cerca de 100. Esse número caiu para 78 nos testes realizados aos bebés que nasceram nos últimos dois anos.

Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI - a principal medida da inteligência - pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI.

Pesquisas indicam que o ácido fólico (vitamina B) é muito importante para a formação desse órgão. É por isso que muitos médicos indicam suplementos pré-natais e alimentos que contém essa substância. Cereais matinais, lentilha, quiabo, espinafre e feijão preto são ricos em vitamina B9!

90 – 109: Inteligência normal (ou na média). Qual é o QI normal para cada idade? Para alunos de 12 anos a 12 anos e 11 meses: 6 com o Q.I. entre 80 e 90; 8 com o Q.I. entre 90 e 110; 2 com o Q.I. entre 110 e 120. Para alunos de 13 a 14 anos: 2 com Q.I. 80; 5 com o Q.I. entre 90 e 110; 4 com o Q.I. entre 110 e 120.

160 pontos

Albert Einstein, um dos maiores gênios da humanidade, cujas teorias revolucionaram a física, é frequentemente associado a um QI de impressionantes 160 pontos.

Na população geral, as pessoas tendem a ter o QI em torno de 100 (entre 85 e 115). Formalmente, resultados abaixo de 70 configuram deficiência intelectual, classificada como leve (QI 50-70), moderada (QI 35-50) e grave/profunda (QI <35).

A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Como melhorar a memória?

  1. Associar a uma imagem. Nosso cérebro lida melhor com imagens do que com questões abstratas. ...
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. ...
  3. Escolha bem o que você come. ...
  4. Pratique atividades físicas. ...
  5. Tenha um sono de qualidade. ...
  6. Descanse bem. ...
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.

Tenha experiências que provoquem conexões mais ágeis dentro do seu cérebro, como a ginástica cerebral, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Para isso, você pode usar jogos, como quebra-cabeça, sudoku e hashi”, continua Tieppo.

5 formas de aumentar o seu QI

  1. Estude o máximo possível. ...
  2. Opte por uma profissão desafiante. ...
  3. Interesse-se por novos assuntos. ...
  4. Aprenda a tocar um instrumento. ...
  5. Ponha-se à prova no tempo livre.

Como fortalecer o vínculo com o filho?

  1. Demonstre afeto. ...
  2. Esteja disponível para conversar e acompanhar suas atividades escolares. ...
  3. Incentive, incentive e incentive. ...
  4. Ouça seu filho com atenção e empatia. ...
  5. Seja respeitoso. ...
  6. Crie rituais entre pais e filhos. ...
  7. Permita que a criança tenha seu espaço.

Cinco dicas para se tornar um “gênio

  1. Treine sua memória.
  2. Abra-se para novos pontos de vista.
  3. Exercite-se.
  4. Jogue videogames.
  5. Medite.

Personare: O que é alimentação inteligente para você? Malu Paes Leme: Alimentação inteligente é muito mais do que se alimentar apenas com comida. É ser inteligente com você mesmo, ou seja, se cuidar e obter benefícios através das suas ações.

A tabela com a escala de classificação é:

  1. Gênio: acima de 144 pontos;
  2. Superdotado: de 130 a 144 pontos;
  3. Acima da média: de 115 a 129 pontos;
  4. Média alta: de 100 a 114 pontos;
  5. Média baixa: de 85 a 99 pontos;
  6. Abaixo da média: de 70 a 84 pontos;
  7. Baixo: de 55 a 69 pontos;
  8. Muito baixo: menos de 55 pontos.

140

A cantora, de acordo com o Ranker, tem um Q.I. de 140 - o que a coloca na lista das pessoas mais inteligentes do showbusiness.

Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 62º lugar neste ranking.