Como aumentar o FPS dos jogos de Android?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como aumentar a velocidade de um celular Android

  1. Libere espaço de armazenamento. ...
  2. Remova aplicativos pouco utilizados. ...
  3. Limpe o cache e os dados de aplicativos. ...
  4. Procure por atualizações de apps e do sistema. ...
  5. Use o assistente do aparelho. ...
  6. Restaure para as configurações de fábrica.

Caso queira visualizar a taxa de frames em tempo real enquanto joga algum título, entre na janela de configurações do GameBench (“Settings”) e ative a opção “FPS Overlay”. É possível escolher em qual canto da tela a contagem será exibida: superior ou inferior, direito ou esquerdo.

  1. Reinicie o aparelho. ...
  2. Verifique a versão do Android. ...
  3. Veja o espaço utilizado e faça uma limpeza. ...
  4. Faça backup para um computador. ...
  5. Feche aplicativos que não são usados. ...
  6. Verifique os últimos apps baixados. ...
  7. Volte as configurações de fábrica.

E a resposta para isso é: em alguns cenários e dependendo de quanta RAM você tem, sim, adicionar mais memória RAM ajuda a dar mais FPS. Os jogos requerem uma certa quantidade de memória para serem executados. A quantidade de memória que os jogos exigem para serem executados pode variar de jogo para jogo.

Placa de vídeo (GPU)
Aqui a regra é clara: quanto mais poderosa a placa, melhor. Mais poder de processamento gráfico abre espaço para ajustes gráficos de alta qualidade, mais resolução de tela e principalmente uma taxa de FPS mais estável.

Um tamanho de buffer maior reduz o potencial para ocorrências de controle de fluxo e resultará na utilização de CPU aprimorada. No entanto, um tamanho de buffer grande pode ter um efeito negativo no desempenho em alguns casos.

O Buffer é um aplicativo para Web, Android, iOS e Chrome que serve para programar tuítes para Twitter, publicações no Facebook ou updates no LinkedIn ao longo do dia. É possível agendar seus tuítes para o horário em que mais seguidores estiverem conectados.

Uma delas é a função “Forçar MSAA 4x”, que pode melhorar a qualidade dos gráficos de jogos através de um uso mais intensivo da bateria e do hardware.

MSI Afterburner
O MSI Afterburner é um software gratuito responsável por monitorar a frequência, velocidade, temperatura e o desempenho da placa de vídeo. Além disso, ele permite ajustes para melhorar, entre outros pontos, a contagem de quadros por segundo (FPS, na sigla em inglês) de um jogo em tempo real.

Como resolver o uso de 100% da CPU

  1. Reinicie o computador. ...
  2. Mantenha o Windows atualizado. ...
  3. Encerre processos desnecessários. ...
  4. Feche programas e abas do Chrome que não estiver usando. ...
  5. Use antivírus e firewalls. ...
  6. Faça a reinstalação do Windows. ...
  7. Atualize o hardware.

Para fazer a renderização da GPU, é necessário acessar as configurações do celular e, depois, escolher a ação ”Opções de Desenvolvedor”. Após isso, marque a opção ”Forçar renderização GPU”. Assim, o telefone será forçado ao uso da GPU em desenho 2D.

32 GB de RAM está se tornando incrivelmente popular entre os gamers, e o aumento de FPS em relação a 16 GB é provavelmente a principal razão. Com 32 GB você poderá ter jogos com gráficos aprimorados, enquanto pode fazer várias coisas em segundo plano como livestreaming, usar o Chrome, software do sistema ou Spotify.

Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias.

Maze War

Maze War, 1973
Considerado o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa, Maze War trás uma batalha entre dois jogadores.

Os 30 fps são utilizados para fidelidade visual, e os 60 para maior fluidez/performance. Quando se misturam os dois modos, basicamente os programadores escolhem o que cortar e onde cortar, de forma a obter a performance. Naturalmente isso não implica que um jogo a 60 fps seja visualmente mau.

Portanto, o mais indicado é que os games rodem com taxas de quadros por segundo mais altas, sendo 30 o mínimo aceitável e 60 considerado o ideal.

Uma das principais novidades da geração atual de consoles — PlayStation 5 e Xbox Series — é a capacidade de rodar jogos com desempenho de até 120 quadros por segundo (ou FPS, na sigla mais conhecida em sua versão em inglês).

Por norma, aumentar o buffer de um sistema acaba por trazer melhorias, pois permite que mais conteúdos sejam colocados na memória ou aumento a velocidade de transferência de dados, por exemplo.

Tamanho do buffer: como regra geral, o tamanho do buffer de 10 MB por núcleo da CPU permite um rastro de cerca de 20 segundos. Por exemplo, se um dispositivo tem duas CPUs quad-core (oito núcleos no total), o valor apropriado a ser transmitido para o programa systrace é 80.000 KB (80 MB).

Já o Buffer tem como principal vantagem a simplicidade. Com um interface simples e intuitivo, é especialmente desenhado para gerir as publicações nas redes sociais, tornando mais fácil disseminar conteúdos ao longo da semana.

O uso da sobreposição de hardware permite que os apps que exibem algo na tela usem menos capacidade de processamento.