Como aumentar o estômago para comer mais?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Mastigar bem os alimentos é uma ótima maneira de aumentar o tamanho do estômago para conseguir comer mais. Quando você mastiga bem, seu estômago tem mais tempo para se preparar para a próxima refeição, o que faz com que você coma menos.

A fome excessiva pode ser causada por uma dieta rica em carboidratos, pelo aumento do estresse e da ansiedade, ou por problemas de saúde como diabetes, por exemplo.

Mastigue mais e devagar
Há um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos entre comer e o cérebro receber a mensagem de que o estômago está cheio. Portanto, quando comemos rápido demais, não criamos a oportunidade de receber a mensagem.

Vazio, possui um volume de aproximadamente 50 mL, mas pode expandir sua capacidade para até 4L.

Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro. É difícil calcular isso em gramas. Se for apenas líquido, cabe entre 1 e 1,3 quilo.

Vegetais crucíferos
Os principais vegetais crucíferos são brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruxelas, agrião, couve, rúcula, nabo, entre outros. Esses alimentos, apesar de causarem estufamento na barriga em algumas pessoas, são ricos em fibras, vitamina C e K, ferro e potássio.

Comer em quantidades menores e mais vezes ao dia, fazer 5 ou 6 refeições diárias. Outra recomendação é comer devagar e mastigar bem os alimentos antes de engolir, facilitando o trabalho do estômago. Cada refeição deveria durar cerca de vinte minutos.

Umas das razões mais conhecidas para o estômago inchado é o excesso de gases, resultante de maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e combinações de alimentos difíceis de digerir (repolho, brócolis, feijão e batata). O excesso de gases pode provocar mal estar geral, além de distensão abdominal.

Algumas frutas, como a maçã, por exemplo, realmente podem aumentar a sensação de fome em algumas pessoas. Isso ocorre por que ela possui uma substância chamada ácido málico, capaz de estimular, no nosso cérebro, a sensação de fome. Atenção, porém: isso não quer dizer que a fruta seja vilã - pelo contrário.

Vitamina D, que colabora com a liberação de leptina, hormônio que controla a saciedade.

Por causa disso, o corpo reduz a produção de grelina, um hormônio que é liberado quando o estômago está vazio, estimulando a área do cérebro ligada ao apetite. Menos grelina = menos apetite, o que pode até ser bom para a sua dieta. Mas o seu estômago vai continuar com o mesmo tamanho.

Mastigar bem os alimentos, ingerir líquidos sem gás às refeições e andar ou sentar-se por 2 horas após uma refeição - ao invés de se deitar - pode ajudar o esvaziamento gástrico. O médico também pode recomendar que se evite alimentos gordurosos e fibrosos.

O que fazer quando não tem nada pra comer? Aprenda a se virar com pouco na cozinha

  • Faça uma omelete simples com restos da geladeira. ...
  • Prepare um mingau de maisena. ...
  • Recorra à receita de crepioca. ...
  • Que tal fazer um mix de frutas? ...
  • Prepare um smoothie ou vitamina de frutas e legumes. ...
  • Use sobras de arroz para fazer novas receitas.

Nesse caso, para calcular a quantidade de comida por pessoa, considere 150 gramas. Se tiver outros pratos na mesa, pode calcular um pouco menos, cerca de 100 gramas por pessoa. Quando falamos de carnes em geral, a quantidade de comida por pessoa pode variar bastante em relação ao sexo, idade e peso.

Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

Desmistificando o mito sobre beber água durante as refeições
O primeiro ponto para desmistificar essa afirmação é mostrando o conhecimento de que a água é absorvida muito rapidamente no estômago, levando cerca de 20 minutos.

Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.

O estômago humano tem um volume interno de 75 mililitros, mas ao relaxar sua parede muscular é capaz de expandir o volume interno para 2 litros ou mais – ou seja, quase 25 vezes o tamanho normal.

O corpo é a porção central do estômago e corresponde à maior parte do órgão. A porção pilórica, também conhecida como antro, é a porção terminal do estômago e caracteriza-se por ser ligeiramente estreitada antes da entrada do duodeno.

Alho: esse alimento tão comum é rico em inulina, uma fibra que serve de alimento para as bactérias amigas do intestino, ajudando a aumentar seu número. Além disso, acelera o trânsito das fezes, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.