Como aumentar as plaquetas urgente?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Se você está procurando uma forma natural de aumentar ou diminuir seu número de plaquetas, saiba que pode recorrer a alguns alimentos. Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C.

O maior perigo de plaquetas baixas é acontecer algum sangramento grave. “Depende de quão baixa está o nível de plaquetas, principalmente se tivermos um nível abaixo de 20.0000/mm hemograma, mas o maior risco da plaqueta baixa é sangramento”, a médica explica.

Pode sim. Não há nenhuma relação entre valores plaquetarios e a ingestão de limões...

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Uma baixa contagem de plaquetas pode dever-se sobretudo a diminuição da capacidade de produzir plaquetas ou degradação rápida ou prematura das plaquetas em circulação ou disfunção das plaquetas existentes. Algumas causas de trombocitopenia: Doenças da medula óssea. Alguns tipos de anemia.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia. Em adultos, uma contagem de plaquetas de 5.000/uL está associada com manifestações hemorrágicas.

Ácido acetilsalicílico: a dipirona monoidratada pode reduzir o efeito do ácido acetilsalicílico na agregação plaquetária (união das plaquetas que atuam na coagulação), quando usados concomitantemente.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

A transfusão terapêutica de plaquetas está indicada no paciente que apresente disfunção plaquetária e hemorragia com risco de vida, independentemente da contagem de plaquetas.

A contagem de plaquetas pode variar muito, e numericamente não existe correlação com risco, exceto se a contagem estiver abaixo de 20.000 plaquetas por mm3. O fator de maior relevância é a associação de contagem baixa de plaquetas com sangramento ou petéquias.

Plaquetopenia ou trombocitopenia é a diminuição do número de plaquetas no sangue, sendo um achado frequente no hemograma, e nem sempre significa presença de alguma doença. Os valores de referência das plaquetas são de 150.000 a 400.000/mm³.

As causas de alteração na função das plaquetas pode ser genética ou mesmo por condições adquiridas como pacientes com doença cardíaca que usam antiagregantes como Clopidogrel.

evitar o consumo de álcool; não usar remédios que afetem a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e anti-coagulantes.

Funções da Vitamina B12
Baixa contagem de glóbulos brancos (células sanguíneas que combatem a infecção); Baixa contagem de plaquetas (que atuam na coagulação do sangue).

A suplementação de cúrcuma é contraindicada em alguns casos, como para pacientes que usam anticoagulantes, uma vez que a especiaria atua como antiagregante plaquetária. Com isso, o paciente tem mais risco de sofrer uma hemorragia.

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.