Como aumentar a vida útil do microondas?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Além de não colocar metais, nunca se deve furar ou amassar as paredes e a porta do forno. Algumas dicas de ouro são: Deve-se sempre operar com o prato giratório, caso haja. Não se deve ligar o forno sem carga, ou seja, vazio.

Só que descascar internamente deve ser pela má qualidade da tinta ou de fabricação. Não posso usar o microondas porque a tinta pode cair no alimento e ser tóxica ( o técnico mesmo avisou isso).

Não se coloca alumínio ou qualquer outro metal no micro-ondas. O mesmo vale para lanches ou refeições embaladas em papel alumínio e louças com detalhes metálicos. Isso pode causar um incêndio ou até uma explosão.

De um modo geral, o indicado é que o valor do conserto nunca ultrapasse 30% do valor do eletrodoméstico novo. Nesses casos, o recomendado é sempre optar pela compra. Porém, mesmo com o menor consumo de energia, vale lembrar que muitas vezes os eletrodomésticos novos têm menor resistência do que os antigos.

Peças e utensílios metálicos refletem as ondas emitidas pelo magnetron, que ao se chocarem com as ondas novas geram esses estalos e faíscas, portanto basta verificar se não há nenhum material metálico que foi deixado dentro do eletrodoméstico e evitar limpar internamente com esponjas de aço.

Esse excesso de umidade faz com que aconteça uma corrosão na pintura e nas partes metálicas do micro-ondas, resultado na ferrugem. Muitas vezes, é possível até ver uma condensação se formar, seja em volta de copos, canecas, pratos ou até mesmo nas paredes do micro-ondas.

É importante consultar um profissional especializado para ter certeza se o seu produto ainda está perfeito e se nenhuma onda está escapando. Quanto a plásticos, vidros e outros materiais em cima do micro-ondas, não há tanto perigo. O máximo que pode acontecer é eles se aquecerem um pouco.

No interior de qualquer tipo de formo elétrico não é aconselhável pintar , o correto é substituir as peças.

Procure deixar o álcool longe de pontos quentes (fogão, microondas, forno, etc), que podem estar demandando calor de forma contínua e ocorre uma combustão, causando um grave acidente“, destaca.

Já reparou que o microondas quando está em pleno funcionamento operacional, só funciona com a porta fechada? Isso porque deixar a porta aberta pode ocasionar um vazamento de ondas elétricas, emitindo radiação que pode ser prejudicial à saúde humana, causando queimaduras na pele e outros problemas mais graves.

Não, recomendamos apenas como peça de uso decorativo.

Vapor de vinagre ou limão
Misture 1 colher de sopa de vinagre ou de limão em 1 xícara de água; Deixe a solução esquentando no micro-ondas de 3 a 5 minutos; Deixe a porta do micro-ondas aberta para sair o vapor e, junto dele, o cheiro de queimado.

Mas quando colocamos um alimento em um prato para ser aquecido, este prato não está quente ao ser retirado do forno de micro-ondas? A resposta é sim, ele está. No entanto, as micro-ondas não são o motivo deste aquecimento, e sim o contato direto do prato com os alimentos aquecidos.

O perigo maior está em queimaduras na hora de retirá-lo de dentro do aparelho e também de acontecer um fenômeno que é a explosão da água, por causa do excesso de vapor liberado. Por isso, ferver água no micro-ondas não é recomendado.

Evite usar o micro-ondas ou o fogão.
O forno micro-ondas aquece de forma desigual, o que deixa alguns pontos extremamente quentes. Esquentar a mamadeira no fogão também pode ter o mesmo efeito e ainda pode derreter uma de plástico.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Utilize uma maçã
Deixe a maçã repousando durante todo o dia, enquanto isso, use seu micro-ondas normalmente. À noite, corte a fruta ao meio e a aperte para verificar se está fofa ou amolecida, como se estivesse cozida por dentro. Caso o resultado seja positivo, então esse é um sinal de que há um vazamento ocorrendo.

MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

Não há nenhum indício de que micro-ondas cause câncer
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.