Como aumentar a segurança de uma porta de vidro?

Perguntado por: vribeiro3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

É possível fazer uso de vidro temperado para oferecer maior segurança às portas, porque ele tem apresenta maior resistência quando sofre impactos. Esse tipo de vidro, caso quebre, forma pequenos estilhaços que são pouco cortantes e apresentam resistência menos quando a temperatura sobe a 200º.

Umas das soluções mais populares e eficazes é promover a privacidade com o vidro refletivo. Por ter um aspecto espelhado, o vidro refletivo também é uma excelente solução para proteger as paredes e vigas de uma forma mais uniforme.

A fechadura multiponto é um modelo mais evoluído que fechadura tetra, pois oferece mais segurança. Ela pode ser desenvolvida em latão, aço inox e até alpaca e as chaves para destrava-la contam com pontas na lâmina ao invés de dentes como em outras fechaduras tradicionais.

O prendedor ou calço para porta também pode ter variadas cores, dependendo da sua necessidade e do seu estilo.

Acrescente fechaduras à sua porta
Uma maneira simples de aumentar a segurança de seu apartamento é adicionar mais fechaduras à porta de sua casa. Você provavelmente já tem alguma combinação de fechaduras – muito provavelmente uma fechadura extra (do tipo tetra) e uma maçaneta de porta com fechadura comum, certo?

Desvantagens da porta de vidro
Outra dica é optar pelo material mais escuro ou desenhado para não perder a privacidade. Além disso, ela aparenta sujeira muito mais do que qualquer outro modelo, por isso, a porta de vidro requer um cuidado redobrado.

A veda porta é um elemento que deve ser fixado na parte inferior das portas, para barrar a entrada de partículas, poeiras e insetos no seu ambiente. Como o nome mesmo sugere, esse mecanismo serve para vedar a sua porta, quando fechada.

Tecnicamente, uma peça de vidro pode levar até 4 mil anos para se desintegrar pela ação do tempo. Para determinar qual a durabilidade do blindex é preciso considerar diversos fatores, como por exemplo, a finalidade de aplicação, harmonização com as normas da ABNT e instalação adequada.

O vidro jateado e acidato são bem parecidos em seu aspecto visual, ambos possuem um efeito fosco ou opaco que possibilita o controle da privacidade, mantendo ainda boa parte da luminosidade. O efeito pode ser feito em toda a extensão do vidro, de forma parcial ou em formatos específicos como desenhos e escritos.

A principal dica sobre como tapar as janelas de vidro é utilizar as cortinas blackout, que são especialmente fabricadas para impedir a passagem da luz solar e manter o ambiente fresco. Janelas com vidro fumê também podem ser opções interessantes.

Um dos vidros que oferecem essa possibilidade de privacidade nos ambientes é o vidro refletivo, um vidro específico que não permite a visibilidade de fora do espaço para dentro.

Há apenas um material no qual a instalação não é recomendável de forma alguma. São as portas de vidro, que devido à sua estrutura apresentam dificuldades intransponíveis para acomodação do equipamento. No vidro só podem ser utilizados parafusos chamados de “passantes”.

A FR 400 é a segurança que faltava para as portas de vidro com vidro, alvenaria ou madeira. Ela traz tecnologia e praticidade para o dia a dia.

A fechadura de duplo cilindro é considerada a mais segura, por não apresentar mecanismo de molas. Isto é, não é possível empurrar sua lingueta sem usar a chave. É uma fechadura mais cara que as demais.

Rosetas e Espelho: acabamento responsável por cobrir os furos na porta referentes ao cilindro e ao buraco da maçaneta.