Como aumentar a imunidade rapidamente durante a quimioterapia?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

O zinco é um mineral que tem efeito diretamente sobre a produção, maturação e atuação dos leucócitos, que são as células do sistema imunológico. Uma das melhores formas de aumentar a imunidade após a quimioterapia é através da ingestão de zinco.

Para manter o seu organismo forte, a alimentação deve conter porções adequadas diárias de verduras, legumes, frutas, gorduras saudáveis, carboidratos integrais e proteínas animal e/ou vegetal.

O paciente adoece entre três e sete dias após o ciclo da químio. Muitas vezes é necessário interromper o tratamento para tratar a infecção e depois retornar ao tratamento.

frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

A suplementação para casos de desnutrição no tratamento do câncer deve ser estratégica e eficaz, aliando proteínas, carboidratos, lipídios, fibras e, principalmente, ser hipercalórica (rica em calorias). Elas também devem oferecer as vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Evite alimentos ácidos, condimentados e picantes; Não consuma bebidas alcoólicas, pois podem interferir com a quimioterapia.

Evite alimentos muito condimentados, gordurosos ou com excesso de açúcar. Intercale pratos líquidos com os sólidos, principalmente sopa de legumes – além de variar nos ingredientes, para que possa aumentar o apetite. Se houver ausência de paladar, utilize ervas e especiarias para acentuar o sabor dos alimentos.

Remédios para fraqueza
A especialista alerta que “o tratamento deve ser individualizado e, em alguns casos, sugerimos o uso de corticosteroides (como a dexametasona) e medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos. Existem alguns dados sobre o uso de ginsen e guaraná nesta indicação.”

O exercício físico, quando bem supervisionado por um fisioterapeuta, fisiatra ou educador físico, ajuda o paciente a lidar com esse sintoma. Se ele possui um condicionamento físico normal, não é idoso nem obeso, a recomendação é que ele faça de cinco a seis horas semanais.

O que levar na sessão de quimioterapia?

  • Água. Dores de cabeça podem ser comuns durante a quimioterapia e uma das possíveis causas é a desidratação. ...
  • Música. Alguns pacientes costumam relaxar ao ouvir música. ...
  • Livros e Revistas. Ler também é um excelente passa-tempo. ...
  • Notebooks e tablets. ...
  • Seu acompanhante.

Neste caso, sopas e cremes são ótimas opções, pois, além de hidratar são de fácil digestão. Outro dado importante sobre a hidratação é que o resíduo da quimioterapia é excretado principalmente pela urina. Logo, tomar água ajuda a desintoxicar o organismo dos resíduos que as drogas quimioterápicas produzem.

Concluindo, a vitamina D pode ser usada em pacientes oncológicos, tendo resultados positivos na sobrevida, na resposta ao tratamento e na perda de massa óssea.

Roseane diz que isso acontece porque, normalmente, o paciente oncológico, especialmente aquele que faz quimioterapia, tem a sua imunidade comprometida e fica imunossuprimido. Isto é, o tratamento afeta a produção de células de defesa do corpo, causando uma neutropenia (queda do nível dos neutrófilos).

Consuma mais vitaminas naturais
Abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. Já vegetais verdes escuros são uma ótima fonte de vitamina E. O Ômega 3 é encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão.

Café da manhã:
Entre as opções: Suco de espinafre com limão (fonte de ferro, vitamina E e vitamina C) Suco de caju, acerola ou maracujá com morangos (todos fontes de vitamina C)

vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas.

Qual verdura é boa para aumentar a imunidade? Brócolis, couve, espinafre e outras verduras têm papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. A composição desses alimentos tem altos níveis de vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, que ajudam a combater infecções.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal.

1. Shot simples de limão

  1. Suco de um limão;
  2. 1 colher de chá de açafrão em pó;
  3. 15 gotas de própolis.

Antes da quimioterapia
Foque em alimentos anti-inflamatórios, como: cebola. cenoura. gengibre.