Como aumentar a força explosiva no basquetebol?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O salto é fator que influencia o desempenho no basquetebol, por isso busca-se desenvolver treinamentos que visem o aprimoramento de força explosiva de membros inferiores em atletas. Um dos métodos considerados eficazes é o treinamento baseado na pliometria, porém, este método apresenta diversas facetas.

Ao lançar a bola, é importantíssimo finalizar o movimento dobrando o cotovelo para impulsioná-la. Mantenha a posição até que a bola entre em contato com a cesta; isso é fundamental, já que fazer um movimento consistente sempre que arremessar a bola melhorará sua precisão.

Treino de impulsão basquete

  1. Exercícios de saltos. O primeiro tipo de exercício que você pode fazer para melhorar seu impulso é o salto. ...
  2. Exercícios de explosão. Outro tipo de exercício que pode ajudar a aumentar seu impulso é o chamado exercício de explosão. ...
  3. Treinamento de força.

O aumento da força segue certo curso temporal. Uma maior parcela de contribuição para este aumento vem da adaptação neural (melhora da coordenação e eficiência do exercício), porém, com o passar do tempo, a contribuição do aumento de massa muscular se torna essencial, para o aumento de força.

A força explosiva pode ser explicada como a capacidade do atleta em aplicar a maior força, o mais rápido possível, durante uma ação muscular.

Apostando em exercícios de força para aumentar a velocidade e explosão.
...
Segue uma listinha de exercícios:

  1. Agachamento com saltos – 5 séries com três minutos de intervalo;
  2. Saltos com duas pernas; – 5 repetições;
  3. Saltos com uma perna; – 5 repetições;
  4. Subir em cima de uma caixa, saltar e pular na sequência: 5 repetições.

Saltos em caixas ou box jumps (como o pessoal do Crossfit e do treino funcional costuma fazer e chamar) também são ótimos para melhorar a reação e, principalmente, a impulsão do atleta. Lembrando que a caixa pode aumentar de tamanho com o passar do tempo e do aumento da força muscular.

O jogador mais baixo da história da NBA é Muggsy Bogues. Ele atuou por 14 temporadas na maior liga de basquete do mundo, sendo 10 delas somente no Charlotte Hornets. O armador de apenas 1,60m jogou de 1987 a 2001, impressionando a todos os fãs da modalidade por conta da baixa estatura.

Pule corda com as duas pernas o mais rápido que puder. Cronometre e conte os pulos para registrar o progresso realizado. Parece simples, mas pular corda é uma excelente forma de se ficar em forma para jogar basquete, já que é um exercício que aumenta tanto a resistência quanto a agilidade. Realize treinos de agilidade.

Seus joelhos devem estar flexionados e alinhados com os ombros. Você deve jogar um pouco o peso do corpo sobre as pontas dos pés para permanecer móvel. Não fique com os pés colados no chão e com os joelhos juntos. Ao driblar, quique a bola na altura de sua cintura.

Exercícios de aquecimento para basquete

  • Avanço do Leão. O Avanço do Leão, ou Lion Lunges, é um exercício de alongamento para as pernas, que ajuda os alunos a se prepararem para os avanços em quadra. ...
  • Pulo do Sapo. ...
  • Marchando. ...
  • Superman. ...
  • Circuito de quadra. ...
  • Marcação 1 contra 1 com e sem bola.

Os recordes, no entanto, estão a outro nível.
Na NBA, os melhores saltos verticais foram de Michael Jordan e Zach Lavine, ambos com 116,8 cm. Entre os jogadores atuais, o mais fantástico é LeBron James, com 112 centímetros.

Uma sugestão é pular corda de duas a três vezes por semana, começando com séries curtas e, conforme você for evoluindo e melhorando no exercício, aumentar a duração das séries.

Norte-americano dá show com 1,65m.

Portanto, uma pessoa com grande volume muscular não necessariamente é mais forte. A massa muscular não representa necessariamente ter mais força, ou seja, uma pessoa mais magra pode ser mais forte do que uma pessoa aparentemente musculosa.

Como fazer um treino de força na musculação? Em relação à execução do treino de força, repetições, carga de peso e descanso, de acordo com a literatura vigente, o treino de força pura tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90% a 100% da carga máxima, com repouso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.

O desenvolvimento da força muscular se dá principalmente através do treinamento resistido. Ou seja, um tipo de treino no qual se vence uma resistência, podendo ser com movimentos dinâmicos ou em isometria.

Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.

Treino Pliométrico para Potência

  1. Agachamentos com salto: 5 séries de 3 repetições a 30% intensidade.
  2. Saltos a duas pernas para máxima distância: 5 repetições.
  3. Saltos a uma perna para máxima altura: 5 repetições.
  4. Saltos de profundidade: 5 repetições.

Treinamento de arrancada de futebol: agilidade

  1. Estique as articulações. Para aumentar a sua aceleração, é interessante correr e dar passadas mais longas e uniformes – estendendo as articulações. ...
  2. Faça exercícios com a bola. Outro ponto importante é desenvolver o controle de bola.

Os treinos de explosão também conhecidos como de tiros, ou intervalados fazem parte da planilha de quase todo corredor. Isso porque ajudam a melhorar aspectos como força, resistência e velocidade simultaneamente.