Como aumentar a fertilidade depois dos 40 anos?

Perguntado por: ucunha8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Independentemente da sua idade, há algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudá-la a engravidar, como:

  1. deixar de fumar.
  2. reduzir o consumo de álcool.
  3. tomar ácido fólico.
  4. seguir uma dieta saudável.

Ovodoação. A ovodoação é uma alternativa que ajuda mulheres a realizarem o sonho da gravidez através de óvulos jovens de outra paciente. Nesse sentido, é uma opção no caso de mulheres com diminuição da reserva ovariana causada por idade avançada, falência ovariana precoce, tratamentos oncológicos e doenças genéticas.

Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea.

As chances de conseguir uma gravidez após os 40 anos de forma natural são bem reduzidas, mas isso não é impossível. Para tanto, a mulher não pode apresentar nenhum outro fator de infertilidade, além da idade — como tubas uterinas obstruídas, endometriose e outras doenças no útero (miomas, pólipos, sinequias etc.).

Vitamina B
Entre as vitaminas para engravidar, as pertencentes ao complexo B se destacam pelo fato de que atuam de diversas formas no estímulo à fertilidade, à concepção e ao desenvolvimento do feto.

Nele, é possível entender que a suplementação com a coenzima Q10, também chamada CoQ10, pode ser um aliado da preservação da qualidade dos óvulos. Isso porque estudos apontam que ela está ligada à prevenção da queda de qualidade dessas células reprodutivas, evento que ocorre naturalmente com o avanço da idade.

Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

O Clomifeno é um medicamento de indução da ovulação que deve ser consumido apenas com prescrição médica.

Não faltam relatos de mulheres que já tinham passado dessa idade quando engravidaram naturalmente. Algumas, pela primeira vez. E o que diz a Medicina? Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos.

Uma gravidez depois dos 40 anos é sempre considerada de alto risco. Porque, a partir dos 40, as mulheres são mais propensas a doenças que complicam a gestação, como a obesidade, hipertensão, diabetes, doenças da tireoide etc.

O primeiro passo é fazer uma consulta pré-concepcional. Isso mesmo, faça uma visita ao seu médico ginecologista e obstetra antes mesmo de engravidar. Nessa consulta ele irá avaliar os seus riscos, solicitar alguns exames para ter certeza que está tudo bem e prescrever o ácido fólico.

Afinal, como fazer para engravidar depois dos 45 anos

  1. tomar ácido fólico três meses antes de começar as tentativas para engravidar;
  2. verificar a taxa de fertilidade;
  3. praticar exercícios físicos;
  4. evitar o sedentarismo.