Como aumentar a dopamina e serotonina de forma natural?

Perguntado por: omesquita6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Meditar, dormir bem, consumir probióticos e evitar gorduras saturadas são algumas formas de aumentar a dopamina no cérebro. 1.

Assim, tomar sol é uma coisa que pode ajudar bastante a aumentar o bem-estar. Isso porque, entre outros motivos, a vitamina D é essencial para a liberação de neurotransmissores, como a dopamina. Então, aproveite os benefícios desse antidepressivo natural!

A banana
Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca.

A prática de atividades físicas também aumenta a quantidade de receptores de dopamina no cérebro e estimula a produção da substância. Além disso, o neurotransmissor ajuda a dar motivação para os treinos, reduz a fadiga e o cansaço. Por isso, níveis adequados de dopamina favorecem a hipertrofia muscular.

Uma das principais causas é a idade avançada. À medida que envelhecemos, a produção de dopamina diminui. Além disso, alguns medicamentos podem afetar a produção de dopamina, como os antidepressivos e os antipsicóticos. Outras possíveis causas da falta de dopamina são o estresse, a falta de sono e a má alimentação.

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Antidepressivos tricíclicos (ADT)
Os ADT agem sobre os níveis de serotonina e noradrenalina, e de forma menos significativa, contribuem ainda para elevação da dopamina.

Os suplementos de ginkgo biloba mostraram aumentar os níveis de dopamina em estudos com animais e tubos de ensaio. No entanto, mais pesquisas são necessárias para concluir se a ginkgo é bem sucedida no aumento dos níveis em humanos. A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma.

Com a voltametria cíclica é possível “medir quanto de dopamina está sendo liberada de uma forma muito rápida quando alguma coisa acontece”.

Pesquisas demonstram que a vitamina D ajuda a regular a produção de adrenalina e dopamina no cérebro e impede a depleção de serotonina.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.

A dopamina é produzida nos chamados neurônios dopaminérgicos. No citoplasma desses neurônios, a dopamina é sintetizada com base na tirosina, um aminoácido. A tirosina é obtida, em grande parte, por meio da dieta, entretanto, uma porção é produzida no fígado.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

A serotonina é produzida nas plaquetas sanguíneas, no cérebro e no sistema digestivo. O principal precursor dessa produção é o aminoácido essencial triptofano, presente em alimentos como banana, ovo, leite, queijo e chocolate amargo. 80 a 90% da serotonina é produzida no trato gastrointestinal.