Como aumentar a densidade calórica dos alimentos?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

- Inclua farelos integrais nas suas preparações (aveia, quinoa, amaranto, linhaça, chia...). Pode ser na vitamina, com frutas, misturado com a comida. - O azeite de oliva aumenta a densidade energética sem aumentar o volume, então pode ser uma boa pedida.

Densidade calórica é a quantidade de energia disponível por volume de alimento. Alimentos de muito baixa ou baixa caloria em geral saciam mais e têm maior densidade nutricional. São eles: frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e laticínios com pouca gordura.

Se você quer saber como fazer o cálculo de densidade calórica, é muito simples, basta dividir as calorias pela quantidade do alimento em gramas.

Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, aveia e quinoa; Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado e iogurte desnatado, e queijos brancos, como ricota, cottage e minas; Tubérculos, como batata-doce, batata, aipim e inhame.

Segue uma listagem de exemplos de alimentos com 500 calorias para que possas ficar a conhecer as suas porções:

  • 1 Big Mac. ...
  • 3 Bananas e Meia. ...
  • 2 Doses Pequenas de Batatas Fritas do MacDonalds. ...
  • 1 Abacate e Meio. ...
  • 2 Chocolates Snickers. ...
  • 2 Fatias Grandes de Pizza Peperroni Dominios. ...
  • 1 Quilo e 700gr Framboesas!

Os alimentos com maior densidade de nutrientes são os alimentos naturais. Ovos, ovos, hortaliças, raízes, castanhas, frutas e sementes possuem uma concentração muito maior de nutrientes do que produtos alimentícios industrializados como pão, refrigerante, doces e massas.

Como fazer o cálculo de densidade do produto
Para fazer esse cálculo, é utilizado um aparelho chamado densímetro ou picnômetro. Dependendo do produto aferido, esse aparelho pode ser de vidro (para líquidos) ou metal (para produtos pastosos). Também existem densímetros digitais que facilitam essa análise.

7 alimentos calóricos e saudáveis para ter energia o dia todo

  • 1- Manteiga de Amendoim. ...
  • 2- Sementes e castanhas. ...
  • 3- Granola. ...
  • 4- Queijo. ...
  • 5- Abacate. ...
  • 6- Homus. ...
  • 7- Azeite de oliva.

Se você está procurando por bons carboidratos para hipertrofia, você não deve necessariamente consumir mais alimentos, mas sim aqueles que têm mais calorias. Entre eles estão a tapioca, o amendoim e o macarrão integral, por exemplo. Leia mais: Alimentos para ganhar massa muscular.

Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.

A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume. A densidade também ajuda a indicar se um corpo afundará ou flutuará em um outro fluido, pois ela possui relação com a força peso. Quanto mais denso for o corpo, maior a força peso e, assim, mais ao fundo ele se coloca no sistema.

Para saber quantas calorias uma mulher de 30 anos, com 60 Kg que trabalha sentada e que não pratica atividade física, precisa ingerir por dia, a calculadora faz os seguintes cálculos: Gasto energético basal: (14,818 x Peso) + 486,6 = 1375,68 calorias. Gasto calórico total: 1375, 68 calorias x fator de atividade (1,55).

  1. Café da Manhã Pão Integral – 4 unidades. ...
  2. ½ pão francês. 1 fatia de pão de forma. ...
  3. 1 barra de cereais. 2 colheres de sopa de arroz. ...
  4. 4 biscoitos água e sal. 3 torradas. ...
  5. Chuchu. Abóbora. ...
  6. Quiabo. Ervilha torta. ...
  7. 1 copo de 200 ml de leite desnatado. 1 fatia média de ricota, queijo minas. ...
  8. 1 pote de 200g de iogurte light.

1 – Abacate
Em 100g do alimento, há aproximadamente 96 calorias e 8,4g de gordura. Apesar disso, a fruta apresenta diversos benefícios, como ajudar a regular o colesterol e triglicerídeos, regular o intestino e ter propriedades antioxidantes.

Como funciona a ingestão de calorias
No entanto, quando nosso corpo ingere mais caloria do que o necessário, esse excesso de energia se acumula no nosso corpo em forma de gordura. Ou seja, a pessoa acaba engordando, porque está ingerindo mais calorias do que o seu corpo realmente necessita.

Vegetal cru, folhas verdes: Acelga; agrião; alface; almeirão; chicória; espinafre; rabanete; repolho; tomate; taioba; pepino. Vegetal cozido: Abóbora; abobrinha; berinjela; beterraba; brócolis; cenoura; couve-flor, chuchu; jiló; nabo; pimentão; quiabo; vagem.

Consuma mais calorias do que gasta
Para saber quantas calorias você deve consumir, basta multiplicar o seu peso atual por 30. Por exemplo, se você pesa 72 kg e quer aumentar sua massa muscular, deverá consumir 2.160 calorias.

Thayana explica, porém, que 600 calorias diárias é pouco até para o mais lento dos organismos. Desta forma, o emagrecimento até acontece, mas não de forma sustentável e ainda com muitos riscos. “Pessoas com um metabolismo mais lento gastam em torno de mil calorias por dia.

UOL Dieta e Boa Forma: Uma colher de sopa de arroz cozido tem 37,5 calorias.