Como aumentar a cota de Estudante do Bilhete Único?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Alunos que tiverem aula todos os dias úteis do mês e tenham a real necessidade de receber 48 cotas, deverão solicitar o serviço de “alteração de cotas”, no atendimento online (www.sptrans.com.br/atendimento).

Neste caso, você precisará comparecer em um dos postos da SPTrans e informar o atendente que você tem a gratuidade ativa em seu cadastro, porém o bilhete só está permitindo que você acesse a meia passagem. O atendente abrirá um chamado direto com a SPTrans para que façam a liberação do benefício!

As cotas são definidas pela instituição de ensino de acordo com suas aulas e variam de 5 a 24 cotas diárias. As cotas de gratuidade são duplas. Cada cota dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 04 embarques por viagem, e até 02 embarques por dia em trens e metrôs.

A carga e recarga do bilhete único pode ser feito na Loja Virtual, Lojas Físicas, Postos de Venda e Atendimento, Pontos de Venda de Créditos e recarga por meio de aplicativos.

Quem já possui um Bilhete Único de Estudante do ano anterior, emitido a partir de 2019, deverá apenas revalidá-lo pagando o valor referente a sete tarifas de ônibus vigentes. O pagamento pode ser realizado pelo site, por PIX, cartão de crédito e boleto.

Se precisar ampliar as cotas, consulte se possui todos os requisitos e realize a solicitação acessando o site sptrans.com.br/atendimento e clique no ícone do chat para iniciar um atendimento ou realize login para selecionar o serviço desejado.

A recarga deve de ser feita, mensalmente, no início de cada mês. As cotas são mensais e não cumulativas. Todo dia primeiro do mês, o estudante tem a sua cota liberada, basta recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos Postos Autorizados.

Quantas cotas tem o Bilhete de Estudante? Para ter acesso ao Bilhete Único Estudante Gratuito, o aluno precisa adquirir o novo modelo do cartão e pagar a taxa anual de validação. As cotas gratuitas são concedidas pela SPTrans, conforme os dias de aula do usuário, com um limite de 48 viagens por mês.

No caso do Passe Livre Estudantil SP (São Paulo) os alunos têm direito a duas cotas por dia. Cada cota dá direito a duas viagens, de no máximo duas horas cada. Também é possível realizar quatro embarques por viagem e dois embarques por dia no transporte de trilho. Assim, é permitido até oito embarques diários.

A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.

A aquisição das cotas pode ser feita do primeiro ao último dia do mês a que se refere a cota. Porém o seu uso só pode ser feito até o dia cinco do mês subsequente ao da recarga.

Você tem direito à gratuidade automática, sem comprovação de renda. Para utilizar o benefício, pague o valor correspondente. Se você já possui um Bilhete Único de Estudante de ano anterior, poderá revalidá-lo para uso neste ano.

Estudantes já podem solicitar Bilhete Único para 2023
Para solicitar ou revalidar o cartão, é preciso pagar uma taxa de R$ 30,80, o equivalente a sete passagens de ônibus na tarifa vigente, que pode ser paga por cartão de crédito, boleto ou Pix.

São 10 cotas por mês para cursos que exijam uma presença por semana e até 48 cotas por mês para cursos que têm aulas em cinco dias de cada semana. O estudante pode utilizar quantas cotas quiser por dia, mas passando desse prazo de duas horas e o limite de quatro embarques será descontada outra cota.

Estudantes da capital paulista podem solicitar, a partir desta quinta-feira (5), o Bilhete Único estudantil para o ano letivo de 2023. Para ter direito à meia tarifa ou à gratuidade nos transportes públicos, os usuários devem pagar uma taxa de R$ 30,80 — o equivalente a sete tarifas.

Por isso, de acordo com a EaD, os alunos têm direito ao Passe Estudantil proporcional aos encontros presenciais. Agora, para manter o Passe Livre, os estudantes devem fazer o recadastramento no site do DFTrans, assim como todos os alunos beneficiados.

Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: infantil, fundamental, médio, graduação e técnico.

Basta ligar para *32245 de qualquer celular, efetuar o cadastro, informar os números do cartão de crédito e do Bilhete Único e realizar a compra dos créditos.

Como recuperar o saldo se você cadastrou o CPF no bilhete

  1. Bloqueie o cartão. Se você mora na cidade de São Paulo (SP), entre no site da SPTrans ou ligue no telefone 156. ...
  2. Peça o resgate do dinheiro. Vá à sede da SPTrans se você mora em São Paulo ou à central de transportes da sua cidade e faça o resgate do saldo.

Como consultar saldo do Bilhete Único pelo celular Android

  1. Prepare o aplicativo. Abra o app do Ponto Certo e clique no botão “Consultar o Saldo do Bilhete Único” no menu inferior;
  2. Use o cartão. Pegue o seu Bilhete Único e o encoste na parte de trás de seu telefone celular. ...
  3. Confira o saldo.