Como aumentar a acidez do estômago naturalmente?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O tratamento para hipocloridria é recomendado de acordo com a causa da doença, podendo ser o uso de antibióticos (caso seja causada pela H. pylori) ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.

Ou seja, se houver pouco ácido no estômago, você sentira azia e queimação. Neste caso, o limão suprirá esta falta de ácido, e acabará com a azia e a queimação.

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

O tratamento para hipocloridria é recomendado de acordo com a causa da doença, podendo ser o uso de antibióticos (caso seja causada pela H. pylori) ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.

A secreção ácida é estimulada por impulsos nervosos no estômago, pela gastrina (um hormônio liberado pelo estômago) e pela histamina (uma substância liberada pelo estômago).

O ácido clorídrico é formado pela queima do cloro e do hidrogênio, ambos gerados na eletrólise da salmoura. se o Ácido Clorídrico, com concentração que gira em torno de 32 %. Este processo é chamado de Processo de Síntese.

Leite e iogurte desnatado e queijos magros
O leite é levemente alcalino, por isso estimula a produção de grande quantidade de ácido clorídrico, a fim de alcançar um pH ideal para a digestão.

Muitos alimentos ácidos são consumi- dos pelos humanos e, como exemplo, pode-se citar frutas como limão, laranja, maçã, morango e ameixa (pH 2,4 a 4,3), repolho (pH 3,8), chucrute (pH 3,2), vinagre (pH 2,7), refrigerantes (pH 2,4 a 3,5) e produtos fermentados, como o iogurte (pH 4,0 a 4,6) (For- sythe, 2010; Rizzon, ...

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

A ação de substâncias antiácidas, geralmente usadas no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlceras e gastrite, diminui a produção do ácido gástrico, o que influencia diretamente no nível de vitamina B12 em nosso corpo. Outros medicamentos, como a metformina, também podem atrapalhar a absorção desse nutriente.

O refluxo ácido também é conhecido como azia, indigestão ácida e refluxo gástrico. É causado quando alguns dos conteúdos ácidos do estômago voltam para o esófago (o tubo que transporta alimentos da boca para o estômago). Isto cria uma dor ardente na área inferior do peito, muitas vezes depois de ter acabado de comer.

O estômago é, também, um órgão capaz de produzir hormônios. Um desses hormônios é a gastrina, produzida pelas células G em resposta à ingestão de alimentos. Esse hormônio atua estimulando a secreção gástrica de ácido e também o crescimento da mucosa gástrica.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago. Alimentos mais gordurosos, que exigem mais quantidade de ácido para serem digeridos, também entram na lista dos desencadeadores da gastrite.

Quando for comer frutas, esqueça as ácidas, como limão e abacaxi. Mamão e a banana são bem-vindas no cardápio. “O mamão é importante porque ele não vai agredir o estômago, a banana também é indicada por causa da biomassa da banana verde, que ajuda a recuperar a mucosa do estômago”, afirma.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça. Mas você sabia que não deve tomar chá logo após as refeições?