Como atualizar vacinas atrasadas?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Os usuários que apresentam vacinas “atrasadas”, ou seja, que não compareceram ao serviço de saúde na data programada. Nesse caso, o objetivo é realizar a busca ativa para que eles compareçam à UBS e regularizem a situação vacinal o mais rápido possível.

Em situações onde o calendário de vacinação da criança esteja atrasado, com a necessidade de recuperação rápida do esquema vacinal, torna-se fundamental que o maior número possível de vacinas seja administrado em cada visita, com as doses subsequentes sendo agendadas considerando o intervalo mínimo.

Lançado em 2017, o aplicativo Saúde Já agenda atendimentos na unidade de saúde com enfermagem e odontologia. Também armazena a carteira de vacinação virtual, com informações sobre as próximas doses, vacinas em atraso e aplicadas.

Não existe intervalo de tempo válido para a vacina ou não. Mesmo aquelas que são em duas ou três doses, seu filho pode tomar a partir de onde parou, independentemente de quanto tempo faz.

Pode, porém sempre com orientação médica. O calendário é uma forma de organizar as vacinas por doses e faixas etárias preconizadas, o que não impede uma pequena variação.

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família

  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.

Em 2020, foi publicada a 2ª edição da Caderneta da Criança, mas somente na versão digital, trazendo apenas alguns ajustes de formatação e atualizações. Já em 2021 foi publicada a 3ª e mais recente edição.

Para adultos, o Ministério da Saúde recomenda doses contra hepatite B, difteria e tétano, a tríplice viral e a da febre amarela. E, para os idosos, as vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, pneumocócica 23-valente e influenza.

5. O que acontece se eu atrasar a aplicação de alguma dose? O seu filho não estará protegido nesse período.

Observações: - A vacina Penta não pode ser aplicada antes de 6 semanas de vida da criança porque pode interferir na resposta imunológica da vacina nas doses posteriores. As doses aplicadas antes de 6 semanas não são consideradas e a criança deverá ser revacinada considerando um intervalo de 30 dias entre as doses.

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

Mesmo que não saiba exatamente quais vacinas você já recebeu, não tem problema ser imunizado mais uma vez.

O registro é realizado através da Ficha de Vacinação!
Esta ficha é utilizada para registro de informações das vacinas aplicadas na rotina, campanhas ou demais estratégias realizadas na APS. Ela identifica as vacinas que foram aplicadas no cidadão, assim como o profissional que a realizou.

Posso adiar uma vacina, ou seja, fazer depois da data prevista para a próxima dose? Sim. Você pode, mas esteja ciente que sua proteção pode ficar comprometida nesse período, já que os níveis de anticorpos de proteção vão abaixando e são as doses posteriores que elevam esses anticorpos.

A idade máxima para começar a vacinação é 3 meses e 15 dias. Se houver atraso além dessa idade, a vacinação não poderá ser iniciada.

Infelizmente, a quantidade de anticorpos para cada agente patógeno vai diminuindo com o tempo. Então, os reforços de vacina anuais têm como objetivo restabelecer essa produção, mantendo o organismo protegido. Por isso, vacinas de cachorro atrasadas podem comprometer a imunidade.

Ao nascer, o bebê precisa tomar duas vacinas, extremamente importantes para a saúde e desenvolvimento. Falamos aqui da vacina BCG e da vacina da Hepatite B. A BCG é uma vacina com dose única, que protege o recém-nascido do Bacilo Calmette-Guerin que causa a tuberculose, uma doença altamente infecciosa e transmissível.

Para adultos e idosos:

  • Vacina hepatite B (recombinante);
  • Vacina adsorvida difteria e tétano - dT (Dupla tipo adulto);
  • Vacina febre amarela (atenuada);
  • Vacina sarampo, caxumba e rubéola – SCR(VTV);
  • Vacina influenza (fracionada, inativada);
  • Vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica).

É obrigatório tomar vacinas específicas para viajar dentro do Brasil? No Brasil, a recomendação da vacina febre amarela é atualmente para todo o território nacional. Outras vacinas também podem ser solicitadas para adentrar em algum estado, como Tétano, Difteria, Hepatite A, Hepatite B e Tríplice Viral.

Kit Caderneta de Vacinação 2023 - 5ª Edição - Miolo 120g.