Como atualizar salários antigos?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O cidadão que precisa atualizar dados cadastrais, no Extrato Previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), pode fazê-lo pela internet ou nas Agências da Previdência Social.

33 do Regulamento da Previdência Social – RPS) e a atualização monetária das parcelas relativas aos benefícios pagos com atraso (de que trata o art. 175 do RPS), no mês de julho de 2022, serão feitas a partir da aplicação do índice de 1,006200.

Caso deseje realizar o acerto de vínculos do CNIS você deve ligar para o 135 de um telefone fixo e solicitar o serviço Acerto de vínculo do CNIS. Esta solicitação feita pelo 135 abrirá uma tarefa na plataforma do Meu INSS, onde o segurado (ou procurador) poderá juntar documentos para comprovação do seu direito.

Por exemplo: se a pessoa permaneceu em uma empresa até agosto de 2022 e foi acordado um reajuste salarial de 5% em outubro deste mesmo ano, com data-base em junho de 2022, esse trabalhador deverá receber o reajuste salarial retroativo referente aos meses de junho, julho e os dias trabalhados em agosto.

A conta é bem simples:

  1. Salário base + 6% do salário base = nova remuneração.
  2. Salário do funcionário atualizado + porcentagem de reajuste x 3 (meses de atraso) = remuneração do mês.
  3. Salário base + 6% do salário base/2 = nova remuneração.

Somente quem teve salários mais altos antes de 1994, possuía poucas contribuições antes deste ano ou começou a ganhar menos depois da data , serão beneficiados com um valor maior no benefício. Por isso é importante verificar se suas contribuições ao INSS antes desse ano eram maiores do que as últimas contribuições.

O novo cálculo para quem contribuiu com o INSS antes de 1994 irá considerar 80% de todos os recolhimentos feitos pelo trabalhador. Sendo assim, serão acrescidos à conta também as contribuições mais altas feitas até 1994, fazendo com que esse possa receber uma bolada a mais em sua aposentadoria do INSS.

Com a decisão, favorável, aposentados e pensionistas que fizeram contribuições para a previdência social, antes de julho de 1994, poderão receber valores atrasados, respeitada a prescrição de 5 anos, além da possibilidade de aumentar o valor do benefício mensal, com base no recálculo das contribuições previdenciárias.

Para esta conversão, você terá que dividir o valor em cruzeiros pelo número 1.000. Vamos ao exemplo: Cruzeiro (1990): 250.000,00 / 1000. Cruzeiro real (1993): 250,00.

O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.

Para ficar mais fácil de entender: se em janeiro de 2021 o índice foi de 2,58% e de 2,53% em fevereiro, basta multiplicar cada taxa da seguinte forma, 1,0258 x 1,0253 = 1,05175274, que nos dá o IGP-M acumulado no ano até aquele momento de aproximadamente 5,17%.

Como atualizar o CNIS no meu INSS?

  1. Efetue o login no meu INSS como de costume;
  2. Selecione a opção "agendamentos e solicitações";
  3. Clique em "novo requerimento";
  4. Vá em "dados";
  5. Anexe documentos digitalizados;
  6. Espere que os documentos sejam totalmente carregados e confirme ao final para validar o envio.

Para tanto, o interessado deverá protocolar o Requerimento de Atualização das contribuições e comparecer à uma agência do INSS portando um documento oficial de identificação com foto, CPF e os documentos que comprovem os períodos trabalhados e de recolhimento da guia.

Pedir que o INSS reconheça o período de trabalho ou que inclua as contribuições faltantes (por isso é importante guardar os contracheques, aviso de férias, TRCT - termo de rescisão do contrato de trabalho, para comprovar que você trabalhou e manter sua carteira de trabalho legível e em lugar seguro);