Como atualizar o índice de GRRF?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Acesse o sistema GRRF Eletrônica, clique no menu Ferramentas | Carga | Índices do FGTS, localize o arquivo IND_GRRF. ZIP e clique no botão Abrir. Após concluir a carga da tabela, clique no menu Ajuda | Sobre e confirme se a versão da tabela de Índices do FGTS está atualizada.

Observação: Para recolhimento em atraso, basta atualizar os índices conforme disponibilizados no site da Caixa e gerar conforme orientações acima, com a data do efetivo pagamento. A correção é feita no próprio aplicativo da GRRF.

No modelo atual, o reajuste do FGTS é composto pela TR mais 3%.

O dinheiro que fica depositado nas contas do fundo têm o acréscimo de juros de 3% ao ano e a correção monetária feita pela TR. A TR, que também corrige o saldo da caderneta de poupança, foi criada na década de 1990 para ser uma taxa de juros de referência, semelhante ao que a taxa Selic faz hoje.

Como atualizar os dados cadastrais do FGTS?

  1. Acesse o aplicativo do FGTS;
  2. Na tela inicial, clique em “Mais”, embaixo, do lado direito da tela;
  3. Clique em “endereço e dados pessoais”.
  4. Vá em “Editar” e, em seguida, informe os dados corretos.

O cálculo é o seguinte: Soma-se o valor (8%) do mês da rescisão com o saldo do FGTS (extrato). Com esse valor você calcula os 50%. O valor que corresponder aos 50% você acrescenta o valor (8%) do mês da rescisão, chegando no valor correto da GRRF.

A multa rescisória só aparecerá em determinados casos, sendo comum que não seja vista no extrato do FGTS. Para casos de demissão com justa causa ou mesmo um pedido de demissão, a multa não será paga e, com isso, não aparecerá no seu extrato.

Como fazer o cálculo? Para ter como calcular a multa do FGTS, a empresa deve ter o saldo da conta do FGTS em mãos, relacionado à conta vigente neste contrato, e se aplica os 40% sobre o valor. Ou seja, multiplica o saldo da conta do FGTS por 0,4. Chegando assim, ao valor final da multa.

Seqüência para instalação:
1. Gerar backup da base de dados do Conectividade Socialinstalado na máquina onde será instalado o aplicativo GRRF. 2. Instalar o Aplicativo GRRF, obtido conforme o item 1, e restaurar o backup da base de dados do Conectividade Social.

10º dia

O vencimento da GRRF é até o 10º dia corrido a contar do dia imediatamente posterior ao desligamento. Caso o 10º dia corrido seja posterior ao dia 7 do mês subsequente, o vencimento do mês da rescisão e do aviso prévio indenizado ocorre no próximo dia 7.

O que acontece se pagar a GRRF fora do prazo? Uma vez que essa guia contém algumas das verbas rescisórias a empresa fica obrigada a pagar multa pelo seu atraso (conforme artigo 477 da CLT). A multa corresponde ao valor de um salário do trabalhador.

Para gerar a multa rescissoria vc gera no programa GRRF tb disponivel no conectividade social. E da mesma forma, vc coloca no campo DATA DE RECOLHIMENTO, a data que ira pagar.

Mediante comprovante de pagamento ou então consulta a conta de FGTS do colaborador(a).

Os juros referem-se à valorização do saldo pela capitalização a uma taxa anual de 3%. A atualização monetária visa manter o valor real do depósito e, por lei, deve seguir o índice adotado na caderneta de poupança. Desde 1991, esse índice corresponde à Taxa Referencial (TR).

0,5%

Juros FGTS em atraso
O FGTS em atraso implica à empresa não só o pagamento de multas, mas também de juros mensais. Os juros FGTS em atraso para companhias que não pagam esse benefício é de 0,5% por mês de atraso. Esse valor está previsto no art. 6º da Lei nº 9.964/2000.

valores 120,00 dos 8% sobre o salario x 6, que vai dar 720,00.

O total que o profissional recebe é a soma dos depósitos de rescisão do mês, do aviso prévio indenizado e da multa rescisória.

1º: Para imprimir a GRRF, o usuário deverá abrir o aplicativo GRRF ICP e selecionar o menu: Relatórios / Guias / Por Protocolo, selecionar o Protocolo que foi salvo e clicar no botão Abrir. Na tela seguinte, clicar sobre o nome da empresa e selecionar Imprimir.