Como atualizar a renda no Cadastro Único?

Perguntado por: lzaganelli4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como atualizar o Cadastro Único pela internet

  1. 1 - Acesse o app ou site do CadÚnico.
  2. 2 - Selecione a opção “Atualização cadastral”.
  3. 3 - Faça login com a sua conta gov.br.
  4. 4 - Insira as novas informações ou confirme as existentes.
  5. 5 - Clique em “Enviar cadastro”.

Para que o Bolsa Família não seja cancelado, os beneficiários do programa devem realizar a atualização cadastral do CadÚnico pelo menos a cada dois anos ou sempre que houver alterações na estrutura familiar, como: endereço, telefone, morte, renda, nascimento, etc.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

Com essa opção, as famílias que ainda não estão inscritas no Cadastro Único poderão fazer um auto-cadastro pelo aplicativo ou site e só precisarão comparecer a um CRAS somente para concluir o processo do cadastro dentro de 120 dias.

60 dias

Prazo de 60 dias para atualizar o Cadastro Único termina no dia 16 de junho, veja como fazer. Os beneficiários já podem atualizar seu Cadastro Único em 2023, lembrando sempre que isso deve ser feito a cada 2 anos.

CPF, de preferência, ou Título de Eleitor; Documento de identificação com foto; e. Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.

Para os cadastros suspenso, após realizar a atualização será necessário aguardar um período médio entre 45 a 60 dias, geralmente voltando ao benefício depois de dois meses.

R$ 89,00

Para receber o Bolsa Família em 2023, as famílias precisam atender a alguns critérios. Entre eles estão: ter renda mensal por pessoa de até R$ 89,00; ter gestantes, crianças e adolescentes de 0 a 17 anos na família; estar com o cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais); entre outros.

Deverão ser apresentados o CPF e um documento com foto do responsável pela família, e comprovante de endereço.

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.

Emitir comprovante da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal É a emissão do documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único. É possível retirá-lo pela internet através do endereço, aplicativo ou de forma presencial nos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

Confira abaixo os principais documentos que podem servir como comprovante de renda:

  1. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ...
  2. Imposto de Renda (IR) ...
  3. Holerite. ...
  4. Extrato Bancário. ...
  5. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

É possível conseguir o comprovante ou recibo através do Portal e-CAC, app Meu Imposto de Renda, chat RFB do Portal e-CAC ou presencialmente junto à Receita Federal, com um documento de identificação.

A consulta ao Cadastro Único pode ser feita por meio do site Meu CadÚnico, do aplicativo e pelo telefone do Ministério da Cidadania, no número 0800 707 2003. É possível realizar uma consulta simples e verificar informações sobre o status da família, informações pessoais e a data da última atualização do cadastro.

Moro sozinho, posso receber Auxílio Brasil? É possível que aqueles que moram sozinhos tenham acesso também ao programa Auxílio Brasil que substitui o Bolsa Família.