Como atrair a Geração Y?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
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Uma boa saída é investir no marketing e criar estratégias que chamem sua atenção. É interessante que a forma de divulgação do seu produto atraia a geração Y. Já que estão extremamente acostumados com mudanças, podem perder o interesse por algo que não apresenta evolução.

Consumo online e consciente
O celular é o melhor amigo do Millennial. Por isso, é essencial apostar em uma estratégia multicanal para conquistar esse público. Conjugue o uso de ferramentas como e-mail marketing, SMS e redes sociais para conseguir se comunicar efetivamente com esse público-alvo.

A Geração Y gosta de estar conectada e é bombardeada por informações a todo momento. Com os smartphones e a facilidade de acesso à internet, não existe mais hora ou lugar para ver o que está acontecendo no mundo. Desse modo, o consumo de conteúdo está se tornando cada vez mais rápido e instantâneo.

Horizontalidade, informalidade, home office e coworking foram algumas das mudanças trazidas por essa geração, as quais provocaram maiores transformações no mundo do trabalho. Porém, elas também foram acompanhadas pela falta de pragmatismo e pelo excesso de informação, como veremos a seguir.

Uma das principais qualidades da geração Y é a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso acontece por conta da facilidade que esses indivíduos têm de receber diversos estímulos simultâneos e conseguir lidar muito bem com eles sem perder o rendimento.

GERAÇÃO Y OU 'MILLENNIAL': OS NATIVOS DIGITAIS
Também conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela. On e off estão totalmente integrados em sua vida.

Trata-se de uma nova geração de profissionais exigentes, criativos e multitalentosos. São jovens que cresceram com o mundo estável, ou seja, sem vivência de guerras internacionais de grande escala nem desafios sociais como os passados pelas gerações anteriores.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

O termo Nutella foi escolhido por ser o nome da famosa marca de creme de avelã, que costuma ser mais popular entre jovens e crianças de classe alta e média. Então, a gíria Nutella passou a ser usada para representar esse perfil, de jovem que cresceu em apartamento, que teve uma boa vida.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Pontos fortes da geração Y e futuras
O acesso à informação é pleno. Os jovens da geração Y sabem onde encontrar o que precisam e não têm dificuldade em lidar com as novas tecnologias. “Já nasceram com essas ferramentas, por isso a facilidade”, diz Grecov.

Para os propósitos deste estudo, os entrevistados são segmentados em cinco classificações de estágio de vida: Geração Z (idade 15-20), Geração Y (21-34), Geração X (35-49), os Baby Boomers (50-64) e a Geração Silenciosa (65 anos ou mais).

O título de geração Y é dado aos jovens que nasceram, em síntese, do começo da década de 1980 aos meados dos anos 1990. Essas datas variam de estudioso para estudioso, podendo ir desde o fim dos anos 1970 até o final da década de 1990.