Como ativar o Teflon da panela?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.

Enxágue bem e, após isso, passe um pouco de óleo ou gordura na parte interna da panela. Leve ao fogão, em temperatura baixa! Com o auxílio de uma espátula ou colher, use papel toalha ou guardanapo para espalhar o óleo em toda superfície antiaderente da panela, durante dois a cinco minutos. Espere a panela esfriar!

“Cura” é um processo de preparação do revestimento antiaderente, é como “hidratar” o revestimento com óleo para garantir que o alimento não grude na panela. A cura, com outros cuidados, vai fazer o antiaderente da airfryer durar mais tempo.

Lave-a bem, com detergente neutro e uma esponja macia; em seguida, besunte sua panela com óleo ou outra gordura e leve ao fogo baixo por dois minutos; espere esfriar e lave novamente. Esse processo ajuda a conservar o teflon nunca usado. O mesmo princípio de não riscar a panela vale para os utensílios que serão usados!

As panelas com revestimento antiaderente também dispensam o uso de óleo e manteiga nas refeições. Isso porque o material presente em seu fundo faz com que os alimentos não grudem.

E o revestimento de Starflon? Já o revestimento de Starflon tem vários subníveis, de acordo com a sua resistência. É, portanto, muito usado na fabricação de panelas, sendo livre de Ácido Perfluorooctanóico (PFOA), que é o produto usado para colar o Teflon e que também pode ser tóxico.

Starflon: é uma inovação da Tramontina em produtos com antiaderente. Sua fórmula aumenta o poder de antiaderência e de resistência à abrasão, formando uma combinação perfeita para dar maior qualidade e durabilidade nos revestimentos dos produtos que levarem um desses selos Starflon T1, Starflon T3 ou Starflon T5.

O primeiro passo de como limpar panela antiaderente é lavá-las com uma esponja macia e detergente neutro. Em seguida, é preciso enxugar a frigideira ou a panela com um pano limpo e seco. Assim que estiver completamente seca, é preciso untar a parte interna do produto com óleo, levando ao fogo baixo por cerca de 2 min.

A cura nada mais é que uma camada de óleo polimerizado que se adere ao ferro fundido. Essa proteção natural impede que a sua panela oxide e aumenta a sua propriedade antiaderente. Toda vez que você cozinha na sua panela essa camada se torna mais espessa.

Para a parte externa, basta um paninho úmido ou desengordurante básico. Se houver restos de comida grudados, deixe de molho em água com detergente por um pouco mais de 10 minutos. Para recuperar a “grelha” da cesta, onde costuma ser mais difícil a remoção de resíduos, você pode usar uma palha de aço, mas bem de leve.

Em geral, o Teflon é seguro, contudo, quando aquecido a temperaturas acima de 260ºC, o revestimento começa a desintegrar, liberando produtos químicos tóxicos no ar. A inalação desses químicos pode levar à febre da fumaça do polímero, também conhecida como febre do Teflon.

Cubra a superfície queimada com um pouco de água com gás. É necessário que a panela esteja um pouco quente. Deixe agir por alguns minutos, areie com uma esponja ou escova e passe água; Se a sujeira ainda ficar, coloque um pouco de sal e esfregue de novo.

Alguns modelos de panelas antiaderentes eram produzidas com PFOA – um material que é potencialmente carcinogênico. Por isso, sempre procure por antiaderentes que sejam livres de PFOA. Marcas como Polishop e Tramontina são destaque quando o assunto é panela antiaderente e a Panela Sauté Grand é uma ótima pedida.

Com um pedaço de papel-toalha, esfregue o óleo na frigideira até ele penetrar no teflon. A pressão fará com que o óleo preencha as falhas no material ao passo que o papel-toalha vai absorver o excesso. Pronto. A frigideira já está temperada e pronta para uso.

Para utilizar sua cobertura antiaderente da maneira correta e preservar a saúde da sua família, antes da primeira incursão gastronômica, lave a panela ou frigideira com uma esponja macia, água e detergente ou sabão neutros. Enxugue e unte com um pouco de óleo, levando-a ao fogo até aquecer.

cinco anos

A vida útil média de uma panela antiaderente é de cerca de cinco anos.

4 erros que estragam a sua panela antiaderente

  1. Aquecer a panela antiaderente antes do uso. ...
  2. Colocar a panela na máquina de lavar louças. ...
  3. Utilizá-la em fogo alto. ...
  4. Não usar acessórios de silicone.

Panela antiaderente/teflon
E não é só isso: sempre utilize esta panela para cozimento em fogo baixo, com pouco ou nenhum óleo. E é por esta razão que esta não é uma boa panela para fritura.

As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida.

Continuar lendo Como saber se é teflon?