Como ativar o colágeno do rosto caseiro?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.

Além de carnes e gelatina, alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício são responsáveis por estimular a produção de colágeno.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Cremes e máscaras caseiras para flacidez

  1. Creme de pêssego e farinha de trigo. Um bom creme caseiro para flacidez é com pêssego e farinha de trigo, pois o pêssego é considerado tonificante e dá à pele mais firmeza, diminuindo a flacidez. ...
  2. Máscara de pepino. ...
  3. Máscara de abacate. ...
  4. Hidratação com água de rosas.

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

O que são estimuladores de colágeno facial? Os estimuladores de colágeno são substâncias que conseguem ser reabsorvidas pelo nosso organismo e, com isso, estimular a produção natural de colágeno. Ou seja, eles “devolvem” essa produção ao ritmo normal, retardando os sinais do tempo.

Para combater a flacidez do rosto, é interessante fazer uma massagem no rosto com os dedos ou com um massageador facial, usar cremes à base de ácido hialurônico, colágeno, resveratrol, vitamina C e E, e ter uma alimentação rica em colágeno e antioxidantes.

Uma das principais formas de obtenção do ácido hialurônico é por meio de processos biotecnológicos com microrganismos conhecidos como Streptococcus zooepidemicus. Eles produzem o ácido hialurônico como uma resposta a situações de stress no meio em que estão.

Pesar 95 gr. de creme de base hidratante em um recipiente limpo e higienizado. Adicione 5 gr. de colágeno e 5 gotas de óleo essencial de gerânio. Misture bem por alguns minutos até que o creme fique homogêneo. Coloque num pote e pronto!

6 sinais de que você está perdendo colágeno

  1. Linhas de expressão. O movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, deixa marcas na pele. ...
  2. Rugas. Outro sinal que você deve ter muita atenção é a ruga. ...
  3. Pele desidratada. ...
  4. Flacidez. ...
  5. Dores nas articulações. ...
  6. Unhas e cabelos fracos.

1 - Colágeno deixa a pele mais resistente
A flacidez é capaz de deixar o contorno do rosto menos definido, tornando a aparência cansada e envelhecida, e o colágeno entra age no tratamento da pele para redefinir essas áreas, dando maior firmeza e resistência à cútis.

Recorra ao laser e à luz pulsada. Esses dois tratamentos são muito indicados para os pacientes na faixa dos 40 anos. A luz pulsada é indicada para estimular a produção de colágeno e dar mais luminosidade à pele, além de remover manchas e olheiras disfarçar vasos sanguíneos.

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

  1. Carne vermelha. A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. ...
  2. Frango. A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. ...
  3. Caldo de ossos. ...
  4. Peixe. ...
  5. Gelatina.

A flacidez facial é um dos principais sinais do envelhecimento da pele, devido à diminuição da produção de algumas substâncias que a sustentam, como o colágeno e o ácido hialurônico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, este processo é natural e comum com o passar dos anos.

Procure incluir no prato mais alimentos do grupo das proteínas – das quais o colágeno faz parte – como carnes, frangos, peixes e quinoa, por exemplo. Além disso, invista na ingestão de alimentos ricos nos nutrientes citados acima (vitamina C, silício, zinco, entre outros), que estimulam o corpo a produzir o colágeno.

As vitaminas C e E são fundamentais para o clarear das manchas e para combater os efeitos do fotoenvelhecimento, aquelas manchinhas causadas pela exposição ao sol. Boas fontes de vitamina C são: abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre.