Como atingir a iluminação no Budismo?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os Estágios da Iluminação são divididos em 4 pares que unem Caminho e Fruição através de experiências enriquecedoras de compreensão e abnegação para a cessação do sofrimento. As etapas são progressivas e chamadas de sotapanna, sakadagami, anagami e arhat - nível em que o Nirvana é alcançado.

Como alcançar o Nirvana
Para o budismo, a forma de alcançar o estado de paz interior é buscar o autoconhecimento por meio da meditação. Além disso, seguidores da doutrina buscam aplicar rituais e ensinamentos na vivência do dia-a-dia.

A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): o caminho do conhecimento (Jnana Marga), o caminho da devoção (Bhakti Marga) e o caminho da obras rituais (Karma Marga).

Após 49 dias de meditação e com a idade de 35 anos, é dito que Gautama alcançou a iluminação espiritual.

Para falar mais amplamente, a Mente do Despertar opera por meio dos três modos de comportamento – corpo, fala e mente – sem um momento de ociosidade, sempre ajudando os seres sencientes a dar origem à Mente do Despertar e conduzindo-os ao longo do Caminho de Buda.

Dessa forma, aparecem sintomas como: lacrimejamento, irritação ocular e vermelhidão. A luz insuficiente também pode causar esses mesmos sintomas e ainda pode levar o colaborador a um estresse psicológico, com intensa sensação de fadiga, gerando nervosismo e desequilíbrio emocional.

Tipos de iluminação

  • Iluminação direta. Feito diretamente sobre um ponto específico, esse tipo de iluminação pode ser composto por luminárias ou abajures. ...
  • Iluminação indireta. ...
  • Iluminação difusa. ...
  • Iluminação de destaque. ...
  • Iluminação de orientação. ...
  • Iluminação de tarefa. ...
  • Iluminação zenital.

Superado o desejo, vai-se a sofrência. 99% dos próprios budistas não atingiram a platitude do nirvana, alcançada por Sidarta Gautama, seu fundador, depois de 6 anos de meditação.

Segundo os monges shramana é o estado atingido pelos Arahant (seres de elevada estatura espiritual). No Hinduísmo, o Nirvana é um sinônimo de moksha, à libertação do ciclo do renascimento e da morte e à iluminação espiritual, citado em vários textos hindus tântricos, bem como na Bhagavad Gita.

O Nirvana é alcançado quando o equívoco da existência do caminho do eu, e de todas as coisas, é interrompido de forma permanente.

A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): o caminho do conhecimento (Jnana Marga), o caminho da devoção (Bhakti Marga) e o caminho da obras rituais (Karma Marga).

Estima-se que cerca de 2 milhões hindus se banham diariamente no rio. Para eles, ser lavado com as águas dos Ganges significa a purificação das almas, além de queimarem corpos em piras enormes. Ser cremado às margens do Ganges significa a conclusão do ciclo vital, uma vez que os liberta da reencarnação.

Após a sua morte, um hindu deseja ser cremado e as suas cinzas atiradas ao rio Ganges, para dessa forma purificar os seus pecados. Em Varanasi, existem várias escadarias de pedra que descem até ao rio, designadas de gaths. Esta é a alma da cidade e em alguns gaths são realizadas cerimónias de cremação.

Você pode fazer esse processo é bem simples: Coloque o arroz dentro do prato, coloque as moedas arrumadas em formato de círculo em cima do arroz e depois coloque o Buda em cima dessas moedas que você alinhou em formato circular. Feito isso você pode acender um incenso e dedicar à imagem de Buda.

Você pode utilizar sua imagem do Buda para delimitar uma área dedicada ao relaxamento na sua sala ou quarto, tornando o seu cantinho ainda mais especial. A imagem do Buda também pode ser uma ótima opção em presente para alguém entusiasta da cultural oriental ou da filosofia budista.

Esses são alguns dos lugares possíveis para a estátua do buda para decoração. Contudo, existem algumas práticas que devem ser respeitadas, como: não colocar a escultura em banheiros, perto de varais, nem próximo das janelas.