Como atender um paciente em psicologia?

Perguntado por: exisco7 . Última atualização: 3 de abril de 2023
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O profissional deve fazer o possível para deixar o paciente à vontade e desenvolver uma relação de confiança com ele. Afinal, quando o objetivo é criar um relacionamento, seja ele qual for, é preciso estabelecer um laço de comunicação, respeito e reciprocidade.

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

7 dicas de comunicação com o paciente

  1. Escute os pacientes. ...
  2. Perceba os sinais não verbais. ...
  3. Seja empático durante a comunicação com o paciente. ...
  4. Seja claro ao passar orientações. ...
  5. Esteja preparado para as perguntas do paciente. ...
  6. Comporte-se amigavelmente. ...
  7. Fale a mesma linguagem que o paciente.

Por exemplo: nome, data de nascimento, sexo ou gênero, naturalidade, cor, endereço, estado civil, profissão, entre outras informações. Essas perguntas são importantes para que seja possível organizar os prontuários, assim como, para que o profissional conheça melhor o paciente.

Não existe uma técnica ou livro que aborde o “chorar terapêutico”, nem é algo que possa ser forçado. Irá acontecer. Aproximadamente 72% dos psicoterapeutas admite ter chorado em alguma sessão (Blume-Marcovici, Stolberg, & Khademi, 2013). É perfeitamente normal e mais comum do que imaginamos.

No caso das anotações realizadas durante a sessão, elas servem para: Ajudar os Psicólogos a solidificar as memórias de detalhes importantes; Lembrar de temas aos quais deseja retornar posteriormente, de modo a não interromper o paciente no momento da sessão e; Como está o progresso da terapia.

De acordo com a definição tradicional, a triagem psicológica tem os objetivos de coletar dados, levantar hipóteses diagnósticas e verificar qual tipo de atendimento a pessoa necessita, a fim de encaminhá-la ao tratamento adequado possível (Herzberg & Chammas, 2009).

Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.

Um bom psicólogo presta atenção a sua demanda, ou seja, ao problema principal que você levou para resolver na terapia. Com isso, não tem muitos rodeios: logo pensa em jeitos práticos de resolver a situação. Assim, ele cuida dos sintomas, mas também vai se atentar para as causas mais para frente na terapia.

50 minutos

A maioria das sessões tem uma duração média de 50 minutos. Entretanto, ela pode se estender por mais tempo, a depender da abordagem, da demanda e do acordo firmado com o terapeuta. Quanto à duração do processo, há terapias de curto prazo, que lidam com problemas imediatos, resolvendo-se em poucas sessões.

Ramon, o Gato Freudiano é o mascote oficial da Sociedade dos Psicólogos.

Como conquistar o paciente no primeiro atendimento?

  1. Recepcione o paciente. No começo deste artigo, mencionamos que o profissional de saúde deve receber o paciente de forma que este se sinta como alguém indo visitar um amigo, certo? ...
  2. Apresente seu espaço ao paciente. ...
  3. Ofereça o famoso cafézinho. ...
  4. Seja um bom ouvinte.

Dica para lidar com paciente contestador
Ouça suas reclamações com lucidez, caso ele aponte algum fator relevante, como o modo que foi atendido ou o atraso no horário da consulta. Em situações assim, peça humildemente desculpas, justifique seus motivos e diga que tomará as medidas para que não aconteça mais.

6 passos para fazer anamnese psicológica

  1. Identificação. Nessa etapa devem ser realizadas perguntas para identificar o paciente, por exemplo, nome, data de nascimento, sexo, gênero, entre outras questões.
  2. Motivo da consulta. ...
  3. Histórico do problema. ...
  4. Impacto biográfico. ...
  5. Infância. ...
  6. Expectativas.