Como atender pacientes difíceis?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Como lidar com pacientes difíceis em 3 passos

  1. Escute o paciente. Ao se deparar com um paciente difícil, a primeira coisa que você deve fazer é escutá-lo com atenção e empatia. ...
  2. Fale com calma e pausadamente. ...
  3. Se comunique com honestidade.

Confira 5 dicas de como atender bem um paciente

  1. Ofereça um ambiente confortável. O primeiro passo para um bom atendimento é fazer com que o paciente se sinta confortável. ...
  2. Seja, empático, educado e solícito. ...
  3. Treine a sua equipe. ...
  4. Peça feedbacks. ...
  5. Utilize a tecnologia ao seu favor.

Por fim, veja abaixo como lidar com pessoas difíceis sem estresse e sem remoer emoções negativas.

  1. Tratar a pessoa com respeito. Mesmo que não seja do seu gosto, trate a pessoa difícil com respeito. ...
  2. Não fique na defensiva. ...
  3. Focar no que pode ser feito. ...
  4. Perguntar como a pessoa se sente. ...
  5. Ser assertivo.

Aromoterapia, distração, imaginação guiada, trabalho com humor e o riso, massagens terapêuticas, musicoterapia, terapias com aplicação do frio e calor, posicionamento e alongamento corporal, o TENS, a reflexologia, o Reiki, entre outras, podem ser utilizadas para promover o conforto e bem- estar do paciente.

O paciente de difícil acesso é definido como aquele que, apesar de sua aparente cooperação e interesse no processo psicoterápico, apresenta forte resistência a entrar em contato com seus afetos (Joseph, 1992.

Nesse primeiro contato é importante estabelecer uma relação de confiança com o paciente. Por isso, não deixe de fazer contato visual com ele, evitando ao máximo dar as costas ao paciente. Mantenha-se a uma distância segura — tanto para se resguardar quanto para que o mesmo não se sinta ameaçado.

Dê apoio emocional
Ainda que o paciente responda, é provável que aquela não seja a resposta correta, ou mesmo completa. Isso pode levar a erros de diagnóstico e conduta. Por isso, o melhor a ser feito é oferecer apoio, perguntando o que o paciente está sentindo e acolhendo seu desabafo.

Como fazer um bom atendimento?

  1. Valorize o seu cliente. Saber valorizar o cliente é um passo importante para fazer um bom atendimento em seu estabelecimento. ...
  2. Saiba ouvir. ...
  3. Treine sua equipe. ...
  4. Invista em tecnologia. ...
  5. Use métricas importantes. ...
  6. Adote a humanização. ...
  7. Utilize diversos canais de comunicação. ...
  8. Capriche no pós-venda.

O que é prioridade
A prioridade em qualquer paciente que necessita de tratamentos de emergência é a preservação da vida e, para tal fim, requer a avaliação rápida das lesões e a instituição de medidas terapêuticas de suporte, com a finalidade de tratá-las ou reduzir as complicações mais graves.

Dicas de Inteligência Emocional para iniciar uma conversa difícil

  1. Fale sempre na primeira pessoa. ...
  2. Não faça rodeios e vá direto ao ponto. ...
  3. Entre na conversa com um objetivo claro. ...
  4. Saiba onde e quando ter essa conversa. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Em algumas situações com pessoas difíceis, usar do bom humor é uma estratégia capaz de desarmar a pessoa grosseira e reverter a situação. O humor é uma poderosa ferramenta de comunicação que se utilizada apropriadamente, pode reverter comportamentos difíceis.

Converse seriamente com a pessoa arrogante, sem fazer críticas. Diga o quanto ela é importante e especial, mesmo se não tiver razão o tempo todo. Destaque a importância de respeitar a opinião dos outros, sem deixar as nossas de lado.

Escute o paciente
Negar o problema é um erro capaz de irritar a pessoa ainda mais. Por isso, escute a reclamação e aprenda com ela. Não tente discutir ou discordar de quem está reclamando, mas sim ouvir com atenção os pontos expostos. Não leve a questão para o lado pessoal.

Como motivar o paciente para seguir o tratamento?

  1. Detecte as necessidades motivacionais de cada indivíduo. ...
  2. Utilize a técnica de entrevista motivacional. ...
  3. Use incentivos para impulsionar a ação e motivação do paciente. ...
  4. Propor o uso de aplicativos de saúde e jogos contextualizados. ...
  5. Investir no ambiente do consultório.

Vale reforçar, então, algumas dicas que já abordei neste artigo:

  1. Invista no atendimento humanizado.
  2. Mantenha uma boa infraestrutura.
  3. Forneça treinamento e reciclagem para seus colaboradores.
  4. Esteja presente na internet.
  5. Faça pesquisas de satisfação.
  6. Realize ações para fidelizar o paciente.

A técnica mais utilizada em psicanálise é, de fato, a associação livre. O psicanalista precisa deixar o paciente se expressar, sem interferir ou orientar o pensamento do analisando. Trata-se de uma técnica que implica a escuta do analista, que deve ser uma escuta ativa e pressupor de uma atenção flutuante.

Em 1886, Freud abriu seu consultório em Viena para atender pacientes com distúrbios nervosos. Ele tentou usar a hipnose de forma terapêutica, mas acabou desenvolvendo outra técnica: tratar pessoas com a chamada talking cure (tratamento pela palavra), que se tornou a base de toda psicoterapia.

A não adesão a um tratamento significa muito mais do que simplesmente aderir ou não a uma prescrição médica. O avanço teórico e conceitual da não adesão, se faz necessário, pois aderir ao tratamento significa aderir uma nova condição de vida, é poder se apropriar de um corpo doente e não mais saudável como imaginado.

Nesse tipo de situação em que o que causa a inquietação é o próprio corpo, o mais indicado é gastar a energia com atividades físicas. Musculação, esportes ou mesmo uma boa limpeza na casa podem ajudar. Profissionais de educação física podem ser consultados, bem como outros especialistas, para tratar do distúrbio.

Ao se deparar com um paciente difícil, a primeira coisa que você deve fazer é escutá-lo com atenção e empatia. Isso porque, só o ato de falar o que está sentindo e se expressar já faz com que a pessoa alivie várias emoções, sejam elas raiva, medo, tristeza, etc.