Como Atena ajudou Ulisses?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Na obra, procura manter a paz entre as divindades que lutam para determinar o destino de Ulisses. Atena, na mitologia, é filha de Zeus, deusa da sabedoria, da justiça e da estratégia. Defensora de Ulisses até o final, acha que ele merece regressar a Ítaca e ajuda o herói e seu filho durante toda a aventura.

O deus Poseidon morre de ódio de Ulisses, que furou o único olho de seu filho, o ciclope Polifemo. E, por isso, amaldiçoou o herói a vagar pelo mundo por 20 anos antes de voltar a Ítaca (terra natal de Ulisses).

Quando Odisseu e os outros finalmente matam os pretendentes de Penélope no final do épico, os deuses ajudam. Se Telêmaco, Eumaios e Philoitios tivessem tentado matar todos os pretendentes por conta própria, eles poderiam não ter tido sentido a segurança de saber que os deuses estavam lhes ajudando.

Na obra, procura manter a paz entre as divindades que lutam para determinar o destino de Ulisses. Atena, na mitologia, é filha de Zeus, deusa da sabedoria, da justiça e da estratégia. Defensora de Ulisses até o final, acha que ele merece regressar a Ítaca e ajuda o herói e seu filho durante toda a aventura.

Ulisses, também conhecido como Odisseu, teve em Atena uma aliada fiel durante sua longa jornada de volta para casa após a Guerra de Troia. Atena assume diferentes formas durante a Odisseia para ajudar Ulisses. Ela se disfarça de Mentor, amigo de confiança, para fornecer conselhos sábios e encorajamento ao herói.

Depois de uma jornada com muitas aventuras e revezes, Odisseu encontra Telêmaco e seu grupo e juntos retornam a Ítaca. Avisado pelo filho sobre os pretendentes, Odisseu encontra a deusa Atena, que lhe diz que se ele retornasse, seria morto pelos pretendentes, que não o reconheceriam.

Poseidon odeia Odisseu, porque cegou Polifemo. quem o cegou e posteriormente revela seu nome real. ter levado outra mulher para dividir o leito, não quer dividir o trono.

Poseidon ficou com muita raiva de Ulisses por ter ferido um de seus filhos e começou a castigá-lo, impedindo-o de chegar a sua casa, onde seu filho e sua esposa o aguardavam.

Porém, ele não aceitou, e ficou vários anos na ilha, até que Hermes, Deus mensageiro, apareceu para a deusa Calipso e deu ordens de Zeus a ela, ordenando que Odisseu fosse libertado, assim a deusa o ajudou a construir uma jangada, para que continuasse o seu caminho rumo a terra pátria.

O mito sugere que Ulisses foi filho ilegítimo de Sísifo, fundador da cidade de Corinto. Sem dúvida, isso explicaria sua agudeza, pois Sísifo era tão inteligente que enganou, com êxito, Tânato (a morte) e Hades, rei do inferno.

Laertes

Ulisses era filho de Laertes, rei de Ítaca, e de Anticleia, filha do herói Díocles.

Odisseu voltou ao que era e, auxiliado pelo filho, por Eumeu e por Filécio, matou todos os pretendentes. Telêmaco também matou diversos servos e servas do palácio que haviam se mancomunado com os falecidos.

Exausto e nu, ele se esconde numa moita e adormece. No Canto VI, por sugestão de Palas Atena, que lhe aparece em sonho, Nausicaa, filha do rei Alcino, vem com suas damas de companhia ao rio, para lavar as roupas do palácio. Ali, brincando, rindo, jogando bola, elas despertam Odisseu.

Penélope é a esposa fiel; muitos veem nela um modelo de esposa e mãe. Espera pacientemente o retorno de Ulisses, seu marido, durante vinte anos3, sem saber ao certo se ele está, ou não, vivo.

Apolo Deus do sol.

Até mesmo a forte e implacável deusa da sabedoria. E o seu único ponto fraco durante aquela guerra tinha nome, olhos acinzentados e agora, estava presa no Tártaro. Atena estava preocupada, tanto que resolveu descontar sua raiva em um deus que podia ter evitado a situação.”

Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência. Métis engravidou e assim que Atena nasceu, Zeus a devorou, assim como seu pai, Cronos, fazia com seus filhos. Isso porque Zeus temia que Atena se voltasse contra ele da mesma maneira que ele tinha se voltado contra o seu pai.

Divindade da civilização, matemática e artes
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.

Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.