Como as unidades da federação foram diferenciadas no mapa?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

As unidades da federação foram diferenciadas nesse mapa através de critérios políticos, visto que, quando não havia a regionalização do território brasileiro como é atualmente, havia a necessidade de reconhecer essas regiões como estados.

Para manter o controle dessas terras, a Coroa Portuguesa decidiu fazer uma divisão em 15 faixas de terra, conhecidas como capitanias hereditárias. As faixas de terra se estendiam do litoral até a linha imaginária estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas. As capitanias foram os primeiros “estados” brasileiros.

A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

As unidades federativas foram agrupadas segundo as suas semelhanças, que podem ser físicas, econômicas, sociais e culturais.

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

Uma unidade federativa, na República Federativa do Brasil, é uma entidade subnacional com certo grau de autonomia (autogoverno, autolegislação e autoarrecadação) e dotada de governo e constituição próprios.

A diferença entre estados e unidades federativas é que o pais ou Estado-Nação pode ser dividido em unidades que recebem nomes diversos como Estado, Distrito Federal e Território Federal.

As unidades federativas do Brasil são entidades subnacionais autônomas (autogoverno, autolegislação e autoarrecadação) dotadas de governo e constituição próprios que juntas formam a República Federativa do Brasil.

O Brasil é composto de 26 estados e um Distrito Federal. Os estados também são denominados unidades da Federação ou unidades federativas e ocupam as regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Isso faz do Distrito Federal a única unidade federativa que não possui municípios. O IBGE considera como "município-equivalente" a cidade de Brasília, a capital federal, como cidade coextensiva ao Distrito Federal. Porém cabe frisar novamente que a capital federal não é um município.

Com o advento da Constituição Federal de 1988, os Territórios de Roraima e do Amapá foram transformados em Estados, por força do disposto no § 2° do art.

O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.

Por que o Brasil foi dividido em regiões? O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.

A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1970, dividiu o território brasileiro em regiões: Região Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte.

Serra da Saudade, menor município do País, em Minas Gerais. Serra da Saudade, em Minas Gerais, a 256 quilômetros da capital Belo Horizonte, tem a menor população do País, de acordo com as primeiras estimativas do Censo 2022, divulgadas nesta quarta-feira pelo IBGE.

Palmas (Tocantins) é a capital menos populosa, com aproximadamente 306 mil habitantes.

Altamira

Com 161.445,9 quilômetros quadrados, Altamira, o maior município do Brasil em extensão territorial, localizado no Pará, quer ingressar no Guinness Book, o livro dos recordes.

As unidades federativas do Centro-Oeste passaram por várias reconfigurações: EM 1950,A REGIÃO ERA FORMADA POR APENAS DOIS ESTADOS, GOIÁS E MATO GROSSO. Em 1960,a capital federal foi transferida do Rio de Janeiro para uma porção desmembrada do estadl de Goiás ,onde surgiu Brasília, (único município do Distrito Federal).

O objetivo principal era proteger as fronteiras e povoá-las, garantindo a segurança e a integridade nacional.