Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar os educadores?

Perguntado por: gpereira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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As teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como o processo de ensino se relaciona com a aprendizagem. Isto é, as teorias de aprendizagem promovem sustentação ao método de ensino utilizado, permitindo a visualização do aprendizado a partir da aplicação de estratégias educacionais.

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Entendendo as teorias na prática pedagógica
Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner.

As principais teorias da aprendizagem que emergem da escola nova são as teorias não-diretivas, cujo fundamento é a psicologia não-diretiva de Rogers; as Page 11 11 teorias construtivistas, principalmente a teoria de Piaget; e, por último, as teorias tecnicistas, com destaque para as contribuições da psicologia ...

Descubra quais são esses hábitos e cultive-os no seu dia a dia:

  • 1) Organização. Principalmente para professores que lecionam em mais de uma sala, é essencial que eles aprendam a serem organizados. ...
  • 2) Preparação. ...
  • 3) Compromisso. ...
  • 4) Ouvir. ...
  • 5) Adaptação. ...
  • 6) Tecnologias. ...
  • 7) Socializar. ...
  • 8) Tolerância.

Sendo assim, a teoria é fundamental para a prática profissional, uma vez que aborda uma série de assuntos que serão vivenciados na profissão. Com isso, o estudante aprofunda as informações vistas nas aulas da faculdade, tendo a chance de tirar dúvidas e acumular referências que serão bastante úteis para o seu futuro.

Em geral, elas aparecem para explicar certos fenômenos ou dúvidas das mais variadas áreas do conhecimento. Com uma ou mais hipóteses, um pesquisador busca descobrir a explicação mais verídica para o assunto estudado.

Dentre os benefícios da aprendizagem ao longo da vida está o aumento da produtividade. Afinal, com conhecimento e repertório atualizados, uma pessoa terá mais mais agilidade para contornar um desafio e resolvê-lo com eficiência.

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

A relação entre a teoria e a prática é uma das manifestações da aprendizagem significativa, segundo Moreira (1992, p. 54), uma vez que, para o autor a aprendizagem significativa é: um processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo.

Conforme Vygotsky (1998), o papel do professor é o de ser um mediador apresentando-se como um importante parceiro no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, alguém que motiva o aluno para a construção de seu próprio aprendizado e de seu ser.

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

As teorias comportamentais entendem o aprendiz como um ser que responde a estímulos do meio exterior, não levando em consideração o que ocorre dentro de sua mente durante o processo. A aprendizagem é interpretada somente como mudança de comportamento.

Entende-se que os Métodos de Ensino e de aprendizagem são expressões educacionais e, ao mesmo tempo, uma resposta pedagógica às necessidades de apropriação sistematizada do conhecimento científico em um dado momento histórico representando um processo dialético de produção.