Como as propagandas afetam os jovens?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Ao expor constantemente os jovens a imagens idealizadas de corpos, estilos de vida e produtos, as propagandas podem criar uma pressão para se adequarem a esses padrões inatingíveis. Além disso, as propagandas podem influenciar os jovens a adotarem padrões de consumo excessivo, criando uma mentalidade de "ter é ser".

A propaganda pode influenciar de forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influencia de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras.

Por meio da publicidade, a população tem acesso a informações de utilidade pública sobre os mais variados assuntos como saúde (campanhas de vacinação), educação (campanhas de matrícula), bem-estar etc. Mesmo a propaganda comercial pode ser canal para divulgar e consolidar bandeiras importantes para a sociedade.

Agregando valor a marcas e produtos, a juventude passa da condição de construção social à de fenômeno social, já que influencia, de maneira direta, os hábitos, costumes e crenças de um público consumidor adulto.

Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.

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Mudanças fisiológicas, emocionais, sociais, pressão nos estudos e convivência familiar… a lista é tão longa, que os adolescentes sentem dificuldade em administrar todas as novidades que surgem e esses fatores acabam interferindo nos cuidados com a saúde.

O uso excessivo das redes sociais é um fator preocupante para o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, porque poderá trazer consequências, como isolamento social, falta de interesse pelos estudos e ansiedade, e exercer influência em seu desenvolvimento educacional, alterando a sua cognição.

As táticas de manipulação da informação veiculada pela mídia incluem desde o uso de falácias lógicas e outros artifícios retóricos, passando por técnicas de propaganda e de manipulação psicológica, até a pura e simples fraude.

Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Em um primeiro momento, pode-se afirmar que a publicidade é uma forma de manipulação que utiliza estratégias psicológicas para persuadir as pessoas a tomar ações específicas. Muitas campanhas publicitárias, por exemplo, utilizam gatilhos emocionais como medo, felicidade, tristeza e humor para atingir seu público-alvo.

Como está lidando com o imaginário, ela vende não só o produto, mas aquilo que ele significa ou representa levando em conta o momento social, histórico e as vivências do sujeito. A propaganda se serve de valores que reforçam a ascensão social, o desejo, o prazer, o poder, a sexualidade.

Impacto da publicidade nas redes sociais
Além disso, essas plataformas possuem todos os gostos e interesses dos usuários, assim como seus critérios demográficos. Em outras palavras, as redes sociais são plataformas eficientes de anunciar, pois permitem que o anunciante veicule campanhas diretamente para o público-alvo.

Influencia, portanto, várias concepções, dentre elas o incentivo ao consumismo. Além do incentivo ao consumo desenfreado, o tempo despendido para as mídias, limita a realização de atividades importantes, como praticar atividades físicas, ler, estudar e interagir com amigos e familiares.

A partir desse pressuposto, a propaganda faz o possível para estimular o desejo do leitor e criar a certeza de qualidade do produto, desenvolvendo uma ideia a partir do título, ilustração e slogan com a finalidade de vender uma mercadoria.