Como as plantas participam do ciclo?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração.

Vale destacar que os seres vivos também participam do ciclo da água, pois eles necessitam dela para a sua sobrevivência. Os animais, por exemplo, utilizam a água para diversas atividades metabólicas, obtendo-a a partir da ingestão ou da alimentação.

Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

1º - Brotamento: o corpo da planta pode desenvolve brotos, que, em determinado momento, separam-se e originam uma nova planta. 2º - Divisão binária: a célula divide-se em duas células-filhas. 3º - Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas.

Os ciclos tem essa função de facilitar nosso processo de evolução, nos proporcionando sempre outros momentos de instrução, outras lições, aumentando a nossa capacidade de superar limites.

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

A transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso. Esse processo pode ser bastante prejudicial se ocorrer em excesso. Muitas pessoas não sabem, mas as plantas também perdem água por transpiração.

Veja mais detalhes sobre cada uma dessas etapas a seguir!

  • Evaporação. A evaporação é uma transformação física caracterizada pela passagem da água no estado líquido para o estado gasoso, por meio da absorção da energia advinda dos raios solares. ...
  • Sublimação. ...
  • Condensação. ...
  • Precipitação. ...
  • Infiltração. ...
  • Transpiração.

A fotossíntese promove a remoção de gás carbônico da atmosfera, utilizando o carbono para a produção de moléculas orgânicas.

Primeiro, a água em estado líquido, presente nos oceanos e nos rios, evapora. Essa água em estado gasoso volta a se tornar líquida, formando nuvens de chuva. Com as chuvas, a água retorna ao ciclo, seja caindo sobre lagos, rios e oceanos, seja caindo sobre os continentes.

Evaporação: é a primeira etapa, é a mudança da água do estado líquido para o gasoso. Na hidrosfera as águas dos oceanos absorvem energia térmica do sol e mudam para o estado gasoso.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

A presença da vegetação contribui com dois processos, diminuindo: o impacto das gotas da chuva diretamente no solo, dificultando a formação de corredeiras, que roubam os nutrientes do solo; a velocidade com a qual a água chega ao solo pelo fenômeno de chuva interna (leia o artigo sobre o ciclo da água local e global).

A erosão reduz a fertilidade dos solos, modifica e degrada a vegetação, que por sua vez afeta o ciclo hidrológico e a fauna. Solos sem vegetação significam solos desprotegidos, com baixo conteúdo de matéria orgânica e reduzida biodiversidade, insuficiência de água e elevadas taxas de erosão.