Como as plantas obtêm água e como elas perdem água?

Perguntado por: lvieira3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As plantas retiram água do solo através das raízes e perdem água pelas folhas e um dos maiores problemas de um vegetal se relaciona a disponibilidade de água e a sua perda para o ambiente. A água não entra nas raízes e sim, gastam uma energia para retirar a água do solo.

Além disso, as raízes das plantas absorvem água, e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos. Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.

A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

A água entra nas plantas por meio dos pelos radiculares, que entram em contato com a água presente no solo. Após a absorção, a água chega ao xilema, um tecido condutor que, de maneira bem grosseira, pode ser comparado aos nossos vasos sanguíneos.

Na transpiração, a planta perde água na forma gasosa, ou seja, na forma de vapor.

A água regula a abertura e fechamento dos estômatos, que por sua vez regulam a transpiração e fotossíntese. Com pouca quantidade acontece redução da quantidade perdida por transpiração. Isso faz com que a fotossíntese reduz o dióxido de carbono necessário que entra na planta através dos estômatos.

Composto por 99% de água e sais minerais, o suor é nosso sistema de arrefecimento. Graças ao suor que a temperatura do corpo é regulada. O processo é simples: ao identificar um aquecimento nosso hipotálamo, por meio do sistema nervoso simpático, avisa às glândulas sudoríparas que é hora de transpirar.

Além dos gases, a planta perde água, também pelos estômatos, através da transpiração. Representação gráfica do estômato na folha. Os estômatos abrem e fecham em resposta a sinais ambientais e fisiológicos. Assim, controlam a perda de água através da transpiração e a entrada e saída de oxigênio e gás carbônico.

a) As plantas obtêm seu alimento por meio da fotossíntese, processo em que a seiva bruta (água e sais minerais) é transportada pelo caule até as folhas, onde então, junto com a energia solar e o gás carbônico absorvido da atmosfera, darão origem à seiva elaborada, rica em um tipo de açúcar (glicose), que serve de ...

Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração.

Por osmose, a água vai passando camada após camada, até chegar ao centro das raízes, onde penetram em um sistema de vasos condutores, o xilema (lenho) e começa a subir pela raiz e caule em direção as folhas. A pressão positiva da raiz explica a subida da água pelo caule por poucos centímetros.

Processo de evapotranspiração
A evapotranspiração pode ser definida como a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas.

Raízes. As raízes ajudam a fixar a planta ao solo e são responsáveis pela absorção de substâncias essenciais, como água e sais minerais. Além disso, elas conduzem as substâncias e atuam também como reserva.

A transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso.

A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

A água circula nos vegetais, de forma contínua através do corpo da planta, desde os pêlos radiculares à epiderme das folhas. As plantas absorvem e eliminam continuamente água, sendo o processo de liberação na forma de vapor conhecido como transpiração.

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

TIPOS DE TRANSPIRAÇÃO
A transpiraçmo nas plantas pode ser cuticular, lenticular e estomática.

O encharcamento do solo provoca falta de oxigênio (asfixia) nas raízes e consequentemente a sua morte. A morte parcial das raízes mais finas reduz a absorção de água e nutrientes, prejudicando o bom desenvolvimento da planta.