Como as pessoas se alimentavam na idade antiga?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra. É, talvez, a receita mais antiga do mundo.

“Há algumas décadas era indicado colocar o bebê para dormir de lado, era introduzido suco antes mesmo dos seis meses de vida, as papinhas no início da introdução alimentar eram batidas no liquidificador, usava-se álcool para abaixar a febre, entre outros.

A saúde era precária, mas as pessoas medievais não gostavam de sujeira. Ninguém precisa dizer que a higiene na Idade Média era abismal comparada com hoje. As ruas das cidades eram tomadas por lixo, esterco de cavalo, urina. Fezes humanas serviam de esterco, e esse esterco levava à reprodução de parasitas.

Evolução das técnicas de conservação de alimentos
Já na Idade Antiga, foram utilizadas conservas de vinagre e sal, além da defumação e do uso de aditivos, como sal e nitrato, por exemplo, para a conservação da carne.

RIO - Os primeiros humanos a cozinharem seus alimentos o fizeram há 1,9 milhão de anos, muito antes de seus ancestrais deixarem a África para colonizar o mundo, segundo estudo da Universidade de Harvard publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Os protagonistas indiscutíveis da dieta medieval eram os cereais. Pães, aveia, polenta e macarrão eram os elementos básicos desse tipo de dieta. Os cereais preparados com legumes, enquanto a carne, por ser mais cara, era prerrogativa dos nobres.

Serviam dois tipos de refeição: “pratos de colher” ou “pratos de garfo”. Adorei. Os de colher vinham num recipiente único e o prato do dia podia ser um sarrabulho (ensopado de carne com miúdos e sangue de porco), um bacalhau com batatas, tripas, guisados, canjas ou angus de quitandeira.

Inicialmente acreditava-se que esses povos pré-históricos se alimentavam apenas de plantas, baseando-se nas primeiras evidências encontradas. Entretanto, um novo estudo comprova que a carne era o alimento principal da dieta da espécie. O autor do estudo, Dr.

Em primeiro lugar, o destaque vai para o leite e seus derivados, como os queijos, consumidos em cerca de 580 milhões de toneladas por ano no mundo.

Os Primeiros Pratos Foram Feitos pela Natureza
Pensa-se que os primeiros pratos usados pelas pessoas teriam sido folhas grandes, metades de cabaças ou, talvez, conchas do mar que seriam usadas como tigelas simples para guardar comida.

Usar faixas ao redor do umbigo
Outro cuidado que os avós costumavam ter era o de enrolar a barriga do bebê com faixas até que o coto umbilical caísse, entre 7 e 14 dias após o parto.

Antigamente, as banhas de porco e de outros animais eram usadas para fritar os alimentos. Mas , hoje em dia, quando as pessoas vão fritar batata, mandioca e carnes, costumam recorrer aos óleos vegetais ou até mesmo à fritadeira elétrica que, pelo menos, passou a ser uma alternativa bem mais saudável.

Existem basicamente 3 métodos de introdução alimentar: introdução alimentar tradicional, o BLW e o BLISS.

Em um país de clima temperado, a justificativa não era o calor, mas sim o péssimo odor que as pessoas exalavam, pois não tomavam banho, não escovavam os dentes e não usavam papel higiênico e muito menos faziam higiene íntima.

Na Antiguidade, a ausência de redes encanadas e esgotos era suprida com a utilização de copos e bacias que permitiam a realização do banho. Geralmente, as pessoas se sentavam em uma cadeira enquanto despejavam pequenas porções de água nos lugares a serem higienizados.

Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo.

Neve e gelo, córregos, molas, cavernas e adegas eram bastante usados para refrigerar alimentos. A carne e o peixe foram preservados em clima quente por salgação ou tabagismo. Os chineses cortaram e armazenaram gelo em 1.000 aC.

Acredita-se que o Homem começou a alimentar-se de frutos e raízes após ver o comportamento de outros animais. Depois, passou a comer carne crua e moluscos. Mais tarde, aprendeu a assar e cozinhar. Ele descobriu a cerâmica, terras e povos e realizou inúmeras experiências com alimentação, o que, aliás, ocorre até hoje.

Um dos principais atributos na culinária contemporânea é a utilização de utensílios e tecnologias que até poucas décadas eram inimagináveis na cozinha. De técnicas diferentes de preparo dos alimentos ao uso de equipamentos como termocirculador, cozimento a vácuo, uso de nitrogênio e outros métodos.

A hipótese de que "carne nos tornou humanos"
Cientistas há muito acreditavam que comer carne ajudou os ancestrais do Homo sapiens a desenvolver formas corporais mais humanas e que comer carne e medula óssea deu ao Homo erectus a energia necessária para formar e alimentar um cérebro maior há cerca de 2 milhões de anos.