Como as pessoas podem fazer um bom uso da tecnologia?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Na sequência, confira seis dicas para um bom uso dos recursos tecnológicos!

  1. Conectar o online com a vida real. Os recursos online devem ter uma conexão com a vida real. ...
  2. Gerar estímulos. ...
  3. Priorizar atividades que tragam conhecimento. ...
  4. Estimular a comunicação. ...
  5. Estabelecer limites. ...
  6. Acompanhar os passos.

Os benefícios são diversos, como o fortalecimento dos laços sociais, quebra de barreiras da comunicação de curtas a longas distâncias, disponibilização de ferramentas para otimização de processos e acesso rápido e fácil ao conhecimento.

Não é nenhuma novidade que a tecnologia existente hoje pode ser usada para auxiliar nos seus estudos, além de ser uma poderosa ferramenta de integração entre conhecimentos e a realidade virtual, onde aparelhos de celular, redes sociais e videogames se tornaram os grandes protagonistas da vida cotidiana.

Selecionamos cinco dicas básicas para você acessar a internet de forma segura.

  1. Crie senhas fortes. ...
  2. Cuidado ao utilizar computadores compartilhados. ...
  3. Não abra e-mails suspeitos. ...
  4. Cuidado ao receber mensagens suspeitas no Whatsapp. ...
  5. Não faça downloads de jogos/softwares piratas.

Além de trazer leveza às aulas, no ensino complementar, a tecnologia melhora o aprendizado e estimula a criatividade e a expressão de crianças e adolescentes. Há outros complementos tecnológicos que permitem uma maior interatividade dos estudantes, assim como garantem um alinhamento de acordo com cada perfil.

A pesquisa enfatiza que o uso de dispositivos como celular, tablets, entre outros, por crianças e adolescentes, necessita ser consciente e monitorado para evitarmos malefícios à saúde e para o desenvolvimento integral. O uso da tecnologia deve contribuir na formação humana integral da criança.

A tecnologia voltada ao uso ético e consciente estipula o respeito aos demais usuários ao se evitar fazer do ambiente virtual um ambiente arriscado, e isso engloba o não uso de palavras de baixo calão em redes sociais, xingamentos, e mesmo a disseminação de informações que podem comprometer outras pessoas, sobretudo as ...

Então, continue a leitura para ficar por dentro desse assunto!

  1. Tecnologia facilitadora. Diante diversas transformações tecnológicas, a forma que as pessoas cuidam da própria saúde também se transformou. ...
  2. Alimentação saudável. ...
  3. Sono de qualidade. ...
  4. Deixe o sedentarismo de lado. ...
  5. Diminua o tempo gasto sentado. ...
  6. Telemedicina.
  1. Atendimento Digital Automatize o atendimento, integre canais, reduza custos e personalize o atendimento.
  2. Conteúdo Automatizado Compartilhe os seus conteúdos em todo o mundo e para milhares de pessoas.
  3. Pesquisas automatizadas Crie e dispare pesquisas automaticamente e colete dados em tempo real.

A tecnologia faz com que tarefas pesadas ou difíceis se tornem atividades muito mais leves ou simples. Nos últimos anos, aliás, a automação e a inteligência artificial facilitaram ainda mais nosso dia a dia. Um exemplo disso é o aspirador de pó robotizado, capaz de limpar a casa de forma autônoma.

Por isso, atente-se a medidas simples que você pode tomar para evitar invasões e danos nos aparelhos da sua casa e de sua família.

  1. Use senhas fortes e únicas.
  2. Mantenha todo software atualizado.
  3. Ative a criptografia de rede.
  4. Mantenha o software do seu roteador atualizado.
  5. Certifique-se de que você possui um bom firewall.

Condicione o uso da tecnologia ao cumprimento de metas importantes para os jovens, como um bom rendimento escolar, participação nas atividades em família, o desenvolvimento das habilidades sociais e a prática de atividades físicas.

O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.

A tecnologia também é uma das protagonistas da acessibilidade social. Diversas pessoas com barreiras físicas ou intelectuais, que poderiam ser colocadas em desvantagens frente aos demais, contam com o auxílio dos recursos para que possam executar as suas tarefas.

Seus impactos sociais podem ser positivos ou negativos: avanços da medicina, aumento de conforto, redução de estresse, otimização de tempo, são alguns pontos positivos frequentemente citados.

Você pode fazer meditação, ouvir músicas relaxantes, enfim, muita coisa que pode trazer melhorias no seu dia a dia. Além disso, existem grupos de apoio para quem está passando por dificuldades na saúde mental, e até mesmo psicólogos que oferecem serviços mais em conta para quem está com dificuldades financeiras.

Para o professor Marcelo Dósea, coordenador de empreendedorismo e inovação do Tiradentes Innovation Center (TIC), a internet e os smartphones são as tecnologias que mais se destacaram nas últimas duas décadas.

As tecnologias de informação e comunicação (TICs), por exemplo, permitiram mudanças sociais profundas e influenciaram a configuração das chamadas “sociedades do conhecimento” e “economias baseadas no conhecimento”, facilitando a comunicação, o compartilhamento de dados e o surgimento das redes virtuais.

Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.