Como as pessoas me veem câmera frontal ou traseira?

Perguntado por: sbarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

a câmera frontal é mais voltada para as selfies e chamadas de vídeo. Em função disso, elas usam lentes diferentes, que produzem distorções, perspectivas e angulações diferentes. Por este motivo, algumas pessoas gostam mais das selfies tiradas com a câmera traseira do que a frontal.

Ou seja, o espelho de fato “espelha” a realidade, e assim nos vemos de forma “invertida”. Em outras palavras, o espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, que constitui nossa perspectiva daquela imagem. A imagem que observamos ali não é a mesma que os outros enxergam.

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

Nós passamos nossas vidas vendo nossos rostos no espelho e ficamos acostumados a ver nosso rosto daquela forma. Então quando nós revertemos aquela imagem, não parece ok. Ninguém tem o rosto perfeitamente simétrico. O espelho reflete uma imagem oposta do seu rosto, enquanto a foto reflete a imagem real.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Como essa luz entrou na câmara para que a imagem ficasse invertida? Essa imagem é formada por causa da propagação retilínea da luz quando passa por um pequeno orifício. a. Cada ponto do objeto luminoso ou iluminado, emite ou reflete a luz em todas as direções e, portanto, também na direção do pequeno orifício.

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

Segundo a ciência, tudo está relacionado ao reflexo e tempo. Depois de muitas vezes durante alguns minutos na frente do espelho, nosso reflexo passa a ser cada vez mais amigável. Começamos a nos achar mais bonitos. Esse fato é chamado de “Efeito da Mera Exposição”, criado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc.

São Paulo - Estudos já comprovaram que pessoas mais descansadas têm aparência mais atraente, o que significa que o sono de beleza funciona mesmo. Essa descoberta é muito importante para a atual “sociedade 24 horas”, em que estão cada vez mais comuns as pessoas que sofrem com distúrbios do sono.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

Distância focal: A maioria das câmeras frontais têm uma distância focal curta, o que significa que a lente está muito próxima do rosto. Isso pode fazer com que o nariz e o queixo pareçam maiores e o rosto pareça mais distorcido do que é na vida real.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Você já notou que antes de tirar fotos (selfies) com a câmera frontal do iPhone, a imagem é visualizada de forma invertida na tela? Isso acontece porque o sistema age como se fosse um espelho, para não bugar o cérebro do usuário. Mas depois de tirada, a foto é registrada na biblioteca na posição real.