Como as palavras afetam as pessoas?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

As palavras ofendem até mais que determinadas ações, principalmente da forma e por quem são pronunciadas. Nosso ego é muito sensível e precisa sempre ser massageado com palavras positivas. Mas isso nem sempre acontece e quando escutamos palavras ofensivas, ele fica extremamente incomodado.

As palavras fortalecem nosso ânimo, nossa autoestima, ou nos destroem. As palavras contêm poder e, muitas vezes, magia. O mundo hoje é o que é, porque os seres humanos aprenderam a se comunicar, sobretudo por meio das palavras. Por meio delas transmitimos ideias e sentimentos, aprovações ou desaprovações.

Nosso cérebro reage à toxicidade do que falamos. Quando pronunciamos palavras negativas ou pessimistas, principalmente sobre nós mesmos, desencadeamos respostas cerebrais causadoras da ativação de diferentes hormônios geradores de estresse (como o cortisol), desconforto, cansaço e mal-estar.

Apesar de não ser a única forma de comunicação, a palavra é o instrumento mais universal de transmitir uma mensagem. Essa mensagem que é, na verdade, um discurso, é o objeto principal com o qual o profissional do Direito executa sua função.

Pois com o que falamos podemos machucar a pessoas psicologicamente e a pessoa pode ficar até depressiva dependendo do que falamos.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

A palavra tem poder tanto para destruir quanto para edificar. As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

2 razão, motivo, causa, circunstância, intenção, estímulo, motivação, móvel, móbil, causal, agente, origem, matéria.

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” “Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

“Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Sabemos que os palavrões atraem mais atenção e são mais bem lembrados do que outras palavras. Mas eles também interferem no processamento cognitivo de outras palavras/estímulos, então parece que xingar às vezes também pode interferir no pensamento. Isso pode valer a pena, pelo menos às vezes.

Eu não posso; eu não consigo e não sou capaz: estes são exemplos de palavras negativas, ou melhor, de frases negativas que devemos veementemente evitar.

A palavra falada é a origem da comunicação e a responsável pela formação da linguagem. Não é apenas uma das formas de comunicação, ela é a essência da comunicação humana. Ela está presente em nossas vidas antes mesmo de nascermos.

Pessoa de palavra – que cumpre o que promete; Em quatro palavras – com brevidade, laconicamente; Santas palavras – exclamação que se profere ao ouvir as palavras que se estava esperando; Molhar a palavra – tomar alguma bebida alcoólica.

1. Ter palavra. Locução verbal que siginifica:cumprir com as suas promessas. O homem precisa ter palavra para merecer respeito.

A Psicologia diz que as palavras têm um poder determinante: elas podem tanto construir um ótimo relacionamento ou caráter, como também os destruir. Então vamos explicar o porquê você deve exercitar o uso delas, fazendo bom uso desse artifício maravilhoso (nós do Blog somos suspeitos…

A Bíblia nos ensina que a maldição sem causa não se cumpre, mas quando uma palavra é dita por alguém que tem autoridade sobre nós, a vigilância precisa ser dobrada. Palavras podem gerar maldições, trazendo destruição. Elas são sementes que, uma vez lançadas, podem nascer e começar a dar frutos malignos, que destroem.

5 Cuidados Com as Palavras Que Todos Devem Ter

  1. 1 – Coloque-se no Lugar do Outro Antes de Expor Sua Opinião Sobre Ele. ...
  2. 2 – Considere o Tom de Voz. ...
  3. 3 – Seja Sincero Sem Ser Rude. ...
  4. 4 – Evite Falar Quando Estiver Com Raiva. ...
  5. 5 – Peça Desculpas Se Falar Algo Que Magoar Alguém.

Por isso, no século XII, proliferaram na Igreja católica os tratados que catalogavam e analisavam não os pecados da boca ou da palavra, mas os pecados da língua, tais como a blasfêmia, a mentira, a adulação, a zombaria, a jactância, a tagarelice ou a discórdia.

8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode arefrear, está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldizemos os bhomens, feitos à semelhança de Deus.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor.