Como as organizações devem agir para que seus produtos e serviços não tenham falhas nos processos logísticos?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Primeiramente, você deve traçar novas estratégias de entrega, especialmente para datas de elevada demanda, e, após, instruir o pessoal sobre elas. Dessa forma, você não enfrentará gargalos no processo logístico nessas épocas.

Quais dicas podem melhorar a logística das empresas?

  • Organize os processos. ...
  • Controle a previsão de demanda. ...
  • Acompanhe o desempenho dos fornecedores. ...
  • Monitore o estoque. ...
  • Ofereça treinamento aos colaboradores. ...
  • Utilize a tecnologia como aliada.

Veja a seguir os principais pilares para garantir eficiência na logística da sua empresa:

  • 2.1 Planejar. ...
  • 2.2 Controlar o estoque. ...
  • 2.3 Gerir o transporte. ...
  • Invista em soluções tecnológicas.

Confira a seguir algumas das principais estratégias logísticas.

  • Investimento em tecnologia. ...
  • Monitoramento de dados e indicadores. ...
  • Centro de distribuição e inventário de estoque organizados. ...
  • Atendimento de qualidade. ...
  • Otimização de rotas. ...
  • Automatização de processos.

Conheça 5 competências para se destacar na área de logística

  1. 1 - Pensar na estratégia do negócio. ...
  2. 2 - Compreender toda a empresa, não apenas um setor. ...
  3. 3 - Desenvolver uma visão global (logística internacional) ...
  4. 4 - Dinamismo e capacidade de adaptação. ...
  5. 5 - Liderança e boa comunicação.

Solução: algumas ações podem evitar esses problemas logísticos das empresas. Uma delas é a utilização de códigos de barras, pois melhora o processo de conferência ao longo da cadeia para que o produto correto chegue ao cliente.

5 fatores fundamentais para otimizar a logística da sua empresa

  • Mapeamento de processos. ...
  • Integração dos setores. ...
  • Controle dos indicadores de desempenho. ...
  • Melhoramento contínuo. ...
  • Investimento em parcerias estratégicas.

Performance na logística: como alcançar melhores resultados?

  1. Utilize boas plataformas de gestão. ...
  2. Estude estratégias adequadas à sua empresa. ...
  3. Monitore o desempenho de suas ações. ...
  4. Tenha bons parceiros logísticos. ...
  5. Invista em treinamento de funcionários. ...
  6. Busque a integração com os demais setores.

Conheça 5 falhas no processo logístico e saiba como evitá-las

  • insatisfação dos clientes devido a atrasos e entregas erradas;
  • perda de bens e danificação dos produtos;
  • desperdício de recursos financeiros, materiais ou de mão de obra;
  • geração de custos desnecessários;
  • retrabalho;
  • entre outros prejuízos.

Como solucionar os problemas logísticos das empresas?

  1. Usar a tecnologia para gestão de estoque e comunicação.
  2. Fazer um planejamento logístico.
  3. Contar com uma distribuidora de confiança.

A estratégia de logística comercial consiste no planejamento, implementação e controle das redes que ligam a empresa ao consumidor final, por onde fluem fisicamente os produtos comercializados e a informação requerida, de tal forma que, chegando ao máximo o nível de serviço e ao mínimo o nível de custo, otimize-se o ...

  • 1 – Monitoramento de indicadores de desempenho (KPIs)
  • 2 – Organização dos centros de distribuição e monitoramento de inventário.
  • 3 – Investimento em tecnologia.
  • 4 – Aprimoramento da qualidade de atendimento.
  • 5 – Roteirização de entregas.

A função da logística nas empresas é garantir que os insumos e produtos certos estejam em seus devidos lugares, quando necessários e pelo menor custo possível. Diante disso, seu principal objetivo é aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Um dos grandes desafios da logística no Brasil é a dificuldade para contratar profissionais devido à precariedade das condições de trabalho, aos salários pouco atraentes e ao estresse causado pela profissão. Além disso, a dificuldade de contratação passa também pela escassez de mão de obra qualificada.

A logística deve ser vista como o elo entre o mercado e as atividades estratégicas, táticas e operacionais da empresa. Ela deve cuidar da harmonização dos fluxos desde a entrada de matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Englobam as atividades primárias: o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos.