Como as minhocas se regeneram?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Minhocas têm propriedade expressiva de regenerar partes eventualmente seccionadas de seu corpo que lhes faz reaver a maior parte da quantidade original de segmentos perdidos.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

São animais subterrâneos e vivem enterradas, escavando galerias e canais. Seu principal alimento são os restos vegetais, que é ingerido com grandes quantidades de terra. Possuem hábito alimentar detritivo, isto é, se alimenta de detritos de várias origens. Com suas fezes, elas produzem o húmus.

O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem. Se o processo fermentativo não estiver terminado e o substrato retornar a esquentar dentro dos canteiros, as minhocas fogem ou morrem pelo aquecimento.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.

1. As minhocas se posicionam em sentido oposto: a “cabeça” de uma fica na altura do “rabo” da outra. O clitelo, um anel descolorido na região anterior do corpo, libera um muco que ajuda a fixá-las nessa posição. Aí, cada uma injeta espermatozoides num órgão específico da outra: uma bolsa chamada espermateca.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

minhocas (nome masculino) -

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.

Resposta certa: sim.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

As minhocas são vermes evoluídos que pertencem ao filo dos Anelídeos. Caracterizam, em particular, por apresentarem os seus corpos segmentados, tanto interna, quanto externamente. As minhocas são vermes evoluídos que pertencem ao filo dos Anelídeos.

Algumas do gênero Allolobophora, por exemplo, entram em estivação nas fases do ano mais quentes quando se enterram em profundidades normalmente não acessadas e lá se mantêm em estado de torpor e enoveladas entre si até que as condições ideais de vida se restabeleçam.

Os principais predadores de minhocas em minhocários são formigas, aves, centopéias, ratos, sapos, ácaros e sanguessugas. As sanguessugas, por serem muito semelhantes às minhocas, muitas vezes não são percebidas e em pouco tempo podem dizimar o minhocário.

As minhocas não possuem pulmões. Por isso, respiram por meio de toda a superfície da pele (respiração cutânea), que realiza trocas gasosas com o ar existente nas partículas da terra. Quando chove e o solo fica encharcado, a respiração não se processa e as minhocas precisam subir à superfície para não morrerem afogadas.

Quanto uma minhoca come? Podemos dizer que, embora as minhocas demorem a consumir o alimento disponível, são vorazes, pois podem comer grandes quantidades de matéria. Neste sentido, uma minhoca é capaz de comer seu próprio peso em um período de 24 horas.

No acasalamento, cada ovo formado pode gerar de dois a três filhotes, que já nascem com aproximadamente quinze centímetros.

Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.

As minhocas consomem os resíduos orgânicos, que passam no seu trato digestivo e então se transformam em húmus. O húmus é muito rico em nutrientes para as plantas, e também em bactérias e microrganismos.

- As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.