Como as migrações se deram ao longo dos séculos?

Perguntado por: etaveira6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Resposta: Explicação: No fim do séculos 21 e no início do século 20 muitos europeus emigraram do seu continente e foram em grande parte para a América do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor com mais oportunidades.

Há vários motivos para que uma migração ocorra: mudanças climáticas, catástrofes naturais, conquistas militares, insegurança em sua terra de origem, perseguição, povoamento de um novo território, insatisfação com o governo de seu país, esperança de encontrar condições de vida melhores em outro local, alguma ...

No Brasil, a migração interna atingiu seu ápice entre os anos 1960 e 1980, quando enormes contingentes se deslocaram do campo para as cidades, com destaque para o movimento de nordestinos rumo à Região Sudeste, sobretudo nos anos 1960 a 1980. Nas últimas décadas, contudo, a migração interna tem diminuído bastante.

As migrações internas no Brasil vêm se alterando consideravelmente nas últimas décadas. Atualmente as grandes metrópoles se configuram como as principais áreas de articulação da mobilidade espacial da população no território, haja vista o volume de indivíduos que para elas se dirige e que, ao mesmo tempo, delas parte.

Migrações no Brasil nas décadas de 50 e 60
O êxodo rural também se intensificou nesse período, quando grande parte população que morava no campo se mudou para as cidades em busca de melhores condições de vida. Dessa forma, houve grande concentração da população brasileira nos grandes centros urbanos.

O período de expansão marítima europeia a partir do século XV levou, ao longo de vários séculos, à emigração de cidadãos europeus para todos os outros continentes, e é identificado como o primeiro grande movimento migratório para fora da Europa, em busca de riqueza e melhores condições de vida.

Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano.

Nas suas origens naturais, podem referir-se as migrações do Homo erectus, depois seguidas das do Homo sapiens, saindo de África, através da Euroásia, sem dúvida, usando algumas das rotas disponíveis, pelas terras, para o norte dos Himalaia, que se tornaram posteriormente a Rota da Seda, e através da Beríngia (ponte ...

As migrações humanas são um fenómeno tão antigo como nós próprios. A prova disso são as primeiras migrações pré-históricas durante o Paleolítico, que marcaram a saída do Homo Sapiens de África há 200 mil anos e a sua expansão para o resto do planeta.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas.

Os principais fluxos de imigração (entrada de estrangeiros) no Brasil foram os de portugueses e escravos africanos (até o século XIX), italianos e alemães (1850-1900), japoneses (1900-1920) e outros asiáticos (1950-1960).

No início da urbanização, em São Paulo, essa população migrante se firmava em empregos domésticos, “em postos na construção civil e indústria”, estendendo-se “nos dias de hoje ao comércio e setor de serviços”, define Lidiane Maciel.

No início do século XXI, os movimentos migratórios no Brasil foram estimulados, principalmente, pelas melhorias nos transportes e nas comunicações, sobretudo com o advento da internet e da popularização dos telefones móveis, os celulares.