Como as línguas mudam?

Perguntado por: lnogueira8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A mudança linguística decorre de três principais fatores: (1) o aparelho articulatório da espécie humana (lábios, dentes, palato, língua, úvula, glote, laringe, pregas vocais etc.); (2) a cognição humana, isto é, a nossa capacidade de processar experiências, adquirir e produzir conhecimento; (3) fatores socioculturais.

A mudança linguística, para Faraco, possui algumas características, tais como: ela é contínua e própria a todas as línguas, assim cada estado de língua é produto de um processo histórico, o que já apontara Saussure, a língua é ao mesmo tempo estática e evolutiva.

A mudança linguística se diferencia da variação linguística. Na mudança linguística, as modificações são diacrônicas - e, portanto, são objeto de estudo da linguística histórica. Já as variações linguísticas são sincrônicas e constituem o objeto de análise da sociolinguística, entre outras disciplinas.

Uma nova língua sempre se forma de uma outra já existente, e há casos em que mais de um idioma se mesclam, levando à origem de um terceiro. As línguas românicas, das quais o português faz parte, nasceram do Latim.

Criar uma língua fictícia pode ser um empreendimento trabalhoso, já que o processo é complexo e exige bastante reflexão. Mas, com um pouco de prática e dedicação, qualquer pessoa pode criar o próprio idioma para se divertir ou para fazer parte de um mundo de fantasia.

Tipos de variantes linguísticas

  • Variações diatópicas (geográficas)
  • Variações diacrônicas (históricas)
  • Variações diastráticas (grupos sociais)
  • Variações diafásicas (formal x informal)
  • Luís Fernando Veríssimo.
  • Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
  • GABARITO:

Na verdade, toda língua é um conjunto heterogêneo e diversificado porque as sociedades humanas têm experiências históricas, sociais, culturais e políticas diferentes e essas experiências se refletirão no comportamento lingüístico de seus membros.

DESCRIÇÃO. Esses processos são de três ordens: físico-articulatória (o modo como a língua é local pelo aparelho fonador), cognitiva (gramaticalização, analogia, metáfora etc.) e social (variação, contato, políticas linguísticas etc.).

Ao longo de seu tempo histórico, as línguas mudam: há mudanças fônicas, mórficas, sintáticas e léxico-semânticas.

O estudo da variação linguística é importante porque permite entender como as línguas evoluem e se adaptam às mudanças sociais e culturais. Além disso, ele ajuda a compreender as diferenças entre as variedades linguísticas e a importância de cada uma delas para a construção da identidade cultural de um povo.

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Podem ser observadas por diferentes palavras para os mesmos conceitos, diferentes sotaques, dialetos e falares, e até mesmo com reduções de palavras ou perdas de fonemas.

Compreender que a língua é constituída por variações lingüísticas, e que estas devem ser respeitadas de acordo com as situações de produção; Superar a discriminação relacionada as diferentes formas de falar do povo brasileiro por meio de atividades de interação prazerosa.

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.

Quando aprendemos um segundo idioma, esses dois sistemas se equilibram à medida em que avançamos em direção à fluência: a memória declarativa lida com a recuperação do vocabulário e com a organização das palavras dentro das sentenças, enquanto a memória procedural ordena inconscientemente, e de maneira abstrata, os ...