Como as intervenções humanas podem modificar a paisagem *?

Perguntado por: zmello7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.

Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

A intervenção humana sobre a paisagem natural pode ser vista como uma espécie de exploração poética, um mecanismo responsável pela renovação da nossa própria compreensão de escala humana.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

AS PESSOAS TRANSFORMAM A PAISAGEM
POR EXEMPLO, AS PESSOAS RETIRAM A VEGETAÇÃO EXISTENTE, PLANAM MORROS, CANALIZAM OU ALTERAM O CURSO DE RIOS PARA CONSTRUIR BARRAGENS, ESTRADAS, LOJAS, FÁBRICAS, HOSPITAIS, RUAS, CULTIVAR ALIMENTOS, CRIAR ANIMAIS ENTRE OUTROS.

3 ações humanas cotidianas que causam impactos ambientais!

  1. Retirada da vegetação natural e as Ilhas de calor. ...
  2. Descarte inadequado do lixo e o Impacto sobre os recursos hídricos. ...
  3. Uso de combustíveis fósseis e as Chuvas ácidas.

Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas. Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Esses se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.

No primeiro nível, está a intervenção necessária. Num segundo nível, a intervenção conveniente. Em terceiro, a intervenção abusiva, geradora ou não de danos ambientais, que, ocorrendo estes, poderão ser sub-classificados em danos reparáveis e danos irreparáveis ou de difícil reparação.

Resposta verificada por especialistas
O ser humano modifica a paisagem para obter conforto, pois necessita habitar, trafegar e se desenvolver, para isso, são empreendidos os desmatamentos e demais destruições naturais.

Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa. No âmbito da medicina, uma intervenção é uma operação ou procedimento cirúrgico, feito com o objetivo de tratar algum problema de um paciente.

A paisagem natural apresenta baixo nível de modificação no ambiente natural, ou seja, conserva os aspectos físicos do meio. Já a paisagem cultural é caracterizada pela transformação do espaço mediante a ação humana, em especial a partir do desenvolvimento das atividades produtivas.

Os impactos socioambientais são aqueles que dizem respeito às alterações no meio onde vivem os seres humanos. Um exemplo bastante claro de uma atividade humana que gera impacto socioambiental é a construção de barragens para a criação de usinas hidrelétricas. Os prejuízos ambientais e sociais costumam ser imensos.

CONSEQUÊNCIAS DA SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
Esse consumo descontrolado dos recursos naturais gera efeitos expressivos: Ambientais: lo desaparecimento dos habitats essenciais para a fauna e flora, ou seja, a extinção de espécies.