Como as imagens de satélites são geradas?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A imagem de satélite é obtida de forma remota a partir de sensores imageadores acoplados a satélites artificiais. Os sensores imageadores são as “máquinas fotográficas” dos satélites.

As imagens de satélite permitem monitorar nosso planeta do ponto de vista do espaço. A visão de cima, fornece novas e poderosas percepções sobre muitos fenômenos físicos e biológicos que moldam as condições de vida na terra.

Os satélites recebem os sinais da estação de transmissão e o retransmitem para o solo. A parabólica do telespectador capta o sinal do satélite (ou múltiplos satélites na mesma região do céu) e o envia para o receptor na casa do espectador. O receptor processa o sinal e o envia para um aparelho de televisão comum.

Eles transportam sensores que captam luz, calor e distâncias e, assim, geram imagens sobre características da atmosfera e da superfície do planeta. A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada.

Existem quatro tipos principais de imagens de satélite: pancromática, multiespectral, hiperespectral e radar.

Os satélites são utilizados em diversas áreas como na comunicação, observação da terra, navegação, ciência, meteorologia, desenvolvimento tecnológico, defesa, exploração espacial, voo tripulado.

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

Para coletar as informações, o satélite usa a radiação solar refletida pela superfície da Terra, que é captada pelo sensor remoto. Os sensores detectam as radiações em diferentes comprimentos de onda, muitas delas invisíveis a olho nu. Depois de detectadas, elas são convertidas em cores visíveis.

As imagens de satélites são obtidas por sensoriamento remoto, a partir de um satélite artifical. Elas são muito importantes para estudarmos o planeta Terra, de um lugar localizado a centenas de quilômetros de distância até outro, que pode estar ou não próximo de nós.

As imagens de satélite fornecem inteligência geoespacial para permitir o mapeamento preciso de populações e atividades em todos os ambientes – fornecendo informações altamente valiosas para apoiar uma variedade de aplicações, desde a análise da pegada de carbono até a interpretação de imagens de satélite para aplicação ...

Um satélite orbita a Terra quando sua velocidade é equilibrada pela força da gravidade da Terra e sem esse equilíbrio o satélite voaria em linha reta para o espaço ou cairia de volta à Terra.

Esses satélites orbitam em torno da Terra numa camada superior da atmosfera, chamada exos- fera, e as comunicações com os dispositivos na su- perfície terrestre são feitas por meio de ondas ele- tromagnéticas.

Os satélites são colocados em órbita por meio de foguetes e naves espaciais (que são chamados de veículos de lançamento), lançados de diversos centros de lançamentos localizados em diversos países. Os veículos de lançamento podem utilizar combustíveis sólidos ou líquidos.

A observação de satélites é geralmente feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos, já que a maioria dos satélites de órbita terrestre baixa se move muito rapidamente para ser rastreada facilmente por telescópios.

De forma interativa, ele dispõe de diversos filtros para localizar a informação desejada em volta do planeta Terra. A soma dos satélites segundo o site está em 19.138.