Como as formigas sabem que vai chover?

Perguntado por: eesteves6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.

O mais curioso é que as formigas podem permanecer nesta formação durante semanas, se necessário. Elas têm 'pelinhos' microscópicos ao longo do corpo e das pernas que são resistentes à água. Ou seja, ao formarem o bote, elas flutuam e não se molham.

Por que as formigas de asa aparecem quando chove? Como a época de chuvas é propícia para a multiplicação de vários insetos, neste período as formigas aproveitam para se deslocar a novos espaços e, para fundar o novo ninho, é necessário que elas escavem a superfície escolhida, como o solo.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Estas são formigas-de-asa, insectos que pertencem à Ordem Hymenoptera que agrupa os insetos conhecidos por abelhas, vespas e formigas. De facto podem tratar-se de uma qualquer espécie de formiga, pois todas as rainhas e machos têm asas.

O cheiro vem de uma substância oleosa que elas secretam por meio de uma glândula. Esse cheiro serve para defesa da colônia.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

Se as formigas não existissem, as plantas que fornecem alimento e abrigo como recompensa as formigas desapareceriam e o efeito do desequilíbrio ecológico seria imediato e ampliado a partir daí.

Borrife as formigas com detergente de cozinha.
Apenas o detergente já é eficaz contra formigas voadoras, pois ele gruda nos corpos delas e as desidrata até a morte. Para criar uma mistura que você possa usar facilmente para atacar esses insetos, dilua o detergente na água dentro de um borrifador.

Passe vaselina ao longo das bordas dos seus recipientes. Use isso nas tigelas dos seus animais de estimação que, como ficam em contato com o chão, podem atrair muitas formigas. Com isso, elas não vão mais incomodar o seu bicho quando ele estiver comendo. O cravo também ajuda a espantar as formigas.

Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia: todas as tarefas são bem divididas entre todas elas. Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas.

Formigas que não picam, mas mordem (subfamília Formicinae)
Embora não consigam inocular o ferrão, esse ambiente se especializou na síntese e liberação de ácido fórmico. É um excelente método de defesa para escapar de predadores.

Durante o inverno amazônico ou dias de chuvas fortes e prolongadas, como as que caíram nos últimos dias, os cupins de asas (Nasutitermes) saem em, revoada para visitar algumas casas. São os "bicinhos de chuva". Esses insetos saem para o acasalamento e para criar uma nova colônia.

Você precisa matar a rainha, o que pode ser muito difícil, já que ele vive entocada no formigueiro. Para acabar com uma formiga rainha, você pode procurar pelo formigueiro e tentar matá-la diretamente, usar um inseticida ou uma armadilha para formigas, ou experimentar uma solução natural, como bórax ou água quente.

As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.

A formiga-fantasma é conhecida no mundo inteiro. Parece flutuar quando anda, devido às pernas e ao abdômen quase transparentes. Entre cientistas, a miudinha tem um nome gigante: Tapinoma melanocephalum (pronuncia-se “melanocéfalum”)!

A altura da queda não influencia muito, porque o corpo alcança a velocidade terminal muito rápido. “A formiga em queda livre certamente cai com todas as pernas abertas, e isso reduz sua velocidade terminal. Ao alcançar o solo, não sofre nenhum dano, pois o impacto é muito pequeno.

Por que o futuro nunca chega? Porque sempre que ele vai chegar vira presente. Por que a formiga tem quatro patas? Porque se tivesse cinco, ela se chamaria Fivemiga.

A tanajura é uma formiga da espécie saúva, nome comum dado às formigas do gênero Atta.

A formiga de fogo, também conhecida como formiga-lava-pés, é uma espécie de inseto muito comum na América do Sul. Além do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai também registram a presença da espécie. A formiga é muito comum e, assim, torna-se uma praga perigosa para as plantações.