Como as falas em discurso direto são representadas?

Perguntado por: adomingues8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Assim, geralmente nos livros o discurso direto poderá ser identificado por meio do uso do travessão. Além disso, em em textos científico o discurso direto poderá ser visto por meio da colocação de aspas dentro da frase que foi falada pelo autor, transcrevendo sua forma literal. espero ter ajudado!

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso direto: — Eu vou para a faculdade depois do almoço. Discurso indireto: Ele disse que ia para a faculdade depois do almoço.

Existem basicamente três tipos de narrador:

  • Narrador personagem: participa da história como protagonista. Narra em primeira pessoa.
  • Narrador onisciente: sabe absolutamente tudo sobre a história as personagens. Narra em terceira pessoa.
  • Narrador observador: não participa da história.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.

O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.

A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.

As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral), etc.

O narrador onisciente é aquele cujo foco narrativo é centrado na 3ª pessoa discursiva. Espécie de “deus” que tudo sabe e tudo vê, esse tipo de narrador sabe o passado, o presente e o futuro de cada personagem na narrativa, bem como seus pensamentos e estados emocionais.

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.