Como as escolhas que não fazemos podem impactar no nosso futuro?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Nosso futuro é determinado pelas escolhas que fazemos, não tem como deixar este poder de decisão nas mãos dos outros, esperando que eles façam isso por nós. Portanto, se não gostamos da situação presente que vivemos, podemos criar uma situação nova - este poder de mudança pertence a nós.

É certo, que não sabemos o futuro, mas decisões boas e sábias iram nos acarretar um futuro próspero. É importante ter cuidado e tempo para tomar uma decisão, sempre devemos escolher aquilo que beneficia a mim e a outras pessoas. O que quero dizer, decisões boas e vigorosas, trará bons resultados.

Cada escolha que fazemos, até mesmo aquelas que parecem sem importância, gera consequências que nos acompanham por toda a vida. Por isso, é fundamental que cada escolha seja feita de forma consciente, pois ela definirá nosso futuro.

Nossas escolhas erradas não nos punem ou castigam. O que ocorre é que cada ação gera uma consequência, coerente com o que foi feito. Por isso, caso não esteja satisfeito com sua vida atual, reflita sobre suas decisões e reveja seus comportamentos e atitudes.

As suas escolhas podem influenciar as suas decisões e de outras pessoas, bem como suas vidas. Por muitas vezes a forma que você reage em determinadas situações podem ser fundamentais para que você exerça sua real capacidade ou para que estimule alguém a dar o seu melhor.

Nosso êxito no futuro é determinado por nossas escolhas diárias. Quando temos consciência deste processo de escolha, temos mais domínio sobre todos os aspectos de nossa vida. Quando paramos para refletir sobre a vida, chegamos à conclusão de que tudo é uma questão de escolha.

Fazer escolhas não é um processo fácil. Implica em avaliar as opções que a realidade oferece e renunciar a algo, acreditando que aquilo que se escolhe seja a melhor opção. Portanto, escolhas excluem. Porém, fazer escolhas é não somente necessário, mas inevitável.

A escolha profissional, para o jovem, tem um significado muito importante perante a sua condição de ser. Sabemos que esta escolha é mais complexa do que imaginamos. Isto porque sofre a influência dos familiares, dos amigos, do ambiente educacional, socioeconômico e sociocultural e das condições psicológicas.

Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino. O autor dessa frase é o Americano Anthony Robbins, ou Tony Robbins, estrategista, escritor, filantropo e palestrante motivacional.

Compreendendo suas opções. Pense bem em seus interesses e sonhos. Comece refletindo sobre suas maiores esperanças e sonhos, tirando alguns dias para pensar em qual direção deseja ir. Pergunte-se próprio como seria sua vida ideal e escreva as respostas que obter.

Segundo estimativas publicadas pelo The Wall Street Journal, tomamos em média 35 mil decisões por dia, desde as escolhas mais simples, como qual roupa vestir ou o que comer no café da manhã, até as mais complexas, como qual faculdade fazer ou escolhas e decisões no âmbito profissional.

Determinamos essas escolhas, certas ou erradas, com bases conscientes e inconscientes, por meio de influências externas e crenças que vão desde a cultura em que estamos inseridos, passando por religião, política, economia e meio social.

Se comparar com outras pessoas a todo momento lhe dá grandes chances de fazer escolhas erradas. A comparação é uma das ferramentas usadas pelo ser humano para tomar decisões. Mas, quando há excesso de comparações, elas podem acabar sendo pobres e com o sentido deturpado.

O que nos define são as nossas escolhas, sempre existirá: o não fazer, o fazer, e o fazer do jeito certo. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal. Podemos escolher a liberdade e a vida eterna, seguindo Jesus Cristo. Somos livres também para escolher o cativeiro e a morte, seguindo Satanás (ver 2 Néfi 2:27).

Como o Projeto de Vida se relaciona com a escolha profissional? Considerado um dos pilares do Novo Ensino Médio, o Projeto de Vida permite que os alunos definam os seus próprios planos de estudos, o que se dá a partir da escolha dos itinerários formativos, ou seja, as áreas de aprendizagem em que querem se aprofundar.

Pense o futuro
Além disso, é importante identificar ou iniciar a construção dos seus valores, princípios de vida. A escolha profissional faz parte de um projeto que implica pensar o futuro, construir um cenário de realizações de interesses e desejos. Nesse processo, o autoconhecimento se faz necessário.

A socialização e o controle social influenciam as escolhas e comportamentos individuais por meio da coerção dos grupos e instituições, além da criação e manutenção de novos hábitos nos indivíduos que se integram a determinado grupo.