Como as Cruzadas ajudaram a resolver o problema da sociedade feudal?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

As Cruzadas representaram a crise do sistema feudal, pois, a partir do desenvolvimento do comércio, a rígida estrutura de servidão que caracterizava o feudalismo foi sendo modificada de maneira que muitos camponeses abandonaram a servidão e mudaram-se para as cidades à procura de novas perspectivas e ofícios.

A estabilidade vivida na Europa do século XI proporcionou grandes mudanças no mundo feudal. O fim das invasões bárbaras incrementou a população no interior dos feudos e possibilitou o acúmulo de excedentes a serem comercializados nas feiras locais.

Por que as Cruzadas acabaram por influenciar o declínio do sistema medieval? MARQUE A RESPOSTA CORRETA: ( ) Porque enfraqueceram os senhores feudais e fortaleceram o comércio. O fortalecimento do comercio, por sua vez, significava o enriquecimento das cidades.

Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa.

Quem obteve benefícios com as Cruzadas foram principalmente os comerciantes, que tiveram condições para criar companhias de comércio que se faziam presentes entre o Ocidente e Oriente. Isso só foi possível por conta dos saques no Oriente, que fizeram com que as moedas fizessem parte da economia feudal.

As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica no período entre os séculos XI e XIII no Oriente Médio. Elas tinham como principal missão conquistar a Terra Santa, com o objetivo de tomar Palestina e Jerusalém, e foi iniciada após o domínio dos turcos seljúcidas.

As cruzadas foram guerras violentas, causaram muitas mortes e, considerando seu objetivo principal, foram um fracasso. As Cruzadas, também chamadas de Guerra Santa, receberam esse nome porque os cruzados utilizavam uma cruz - símbolo do cristianismo - estampada em suas vestimentas durante as batalhas.

Resposta verificada por especialistas. As cruzadas contribuíram para o retorno das rotas comerciais na Europa e renascimento das cidades, em uma época que ficou conhecida como Renascimento, demarcada pela queda de Constantinopla no ano de 1453.

Resposta: Por que os senhores feudais investiram muito nas cruzadas(mas mesmo assim perderam) perderam muito guerreiros ,mantimentos e mais.

Quarta Cruzada

A Quarta Cruzada é uma das mais importantes cruzadas da Idade Média. Incentivada pelo Papa Inocêncio III, a quarta cruzada foi responsável pela tomada da cidade de Constantinopla, antiga capital do Império Romano do Oriente.

As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

As Cruzadas nasceram da necessidade da Igreja em ocupar o povo que saqueada as propriedades da igreja e da nobreza. Além disso, havia o desejo de retomar as regiões da Palestina e Jerusalém, que estavam sob domínio muçulmano, ou seja, povo não cristão.

5. Do ponto de vista cultural, as Cruzadas favoreceram a: A - Criação de obras de arte que valorizavam a cultura islâmica na Europa. B - Valorização das artes plásticas cujos artistas passaram a criticar a Igreja Católica através de suas pinturas e esculturas.

- As Cruzadas proporcionaram também o renascimento do comércio na Europa. Muitos cavaleiros, ao retornarem do Oriente, saqueavam cidades e montavam pequenas feiras nas rotas comerciais. Houve, portanto, um importante reaquecimento da economia no Ocidente.

A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.

Resposta: As Cruzadas provocaram a reabertura do Mar Mediterrâneo e as relações comerciais com o Oriente.

As Cruzadas foram um fracasso em seu objetivo de conquistar a Terra Santa para os cristãos. Custaram muito caro para a nobreza europeia e resultaram em milhares de mortes.

As Cruzadas acabaram por aumentar as diferenças entre cristãos e muçulmanos, entretanto, contribuíram para um grande impulso comercial, que resultou em mudanças na Europa medieval, como o renascimento urbano e o uso da moeda.

- De acordo com estudos de historiados, cerca de 1 milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram devido as Cruzadas.

Uma parte expressiva dos exércitos cruzados era formada por cavaleiros e ex-servos que buscavam dominar as terras dos povos orientais. Imbuídos da crença que cumpriam uma determinação divina, homens, mulheres, crianças e idosos se dispunham a compor parte desses exércitos religiosos.