Como as cianobactérias se classificam Do ponto de vista nutricional?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Resposta: Como seres autótrofos, pois produzem seu próprio alimento por meio da quimiossíntese ou fotossíntese.

Classificação das cianobactérias
As cianobactérias são pertencentes ao Reino Monera. Fazem parte desse reino organismos vivos com organização celular procariótica, como cianobactérias, bactérias e arqueobactérias.

Como esses organismos se classificam do ponto de vista nutricional. São exclusivamente autotrófica, produzindo seu próprio alimentado por fotossíntese(sem cloroplasto) e utilizando bacterioclorofila. Resposta: a- As cianobactérias são seres que possuem clorofilas e não possuem cloroplastos.

Aeróbias: Precisam de oxigênio para produzir seu alimento; Anaeróbias facultativas: podem viver com ou sem oxigênio; Anaeróbias obrigatórias: morrem na presença de oxigênio.

As cianobactérias são organismos fotossintetizantes (autotróficos) que se assemelham muito às algas unicelulares, entretanto, por não possuírem um núcleo delimitado por membrana (procarionte), também são muito semelhantes às bactérias. São unicelulares, mas podem ser encontradas formando colônias ou filamentos.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Embora não apresentem fotossistemas organizados em cloroplastos, ou seja, mesmo que não possuam as membranas envolvidas no processo de fotossíntese, elas conseguem realizar a síntese por meio da captação de energia solar.

As cianobactérias são organismos procariontes, microscópicos e fotossintetizantes. Muitas espécies produzem toxinas que podem causar sérios problemas à saúde humana. Cianobactérias são microrganismos procariontes e fotossintetizantes. Por sua característica procarionte, assemelham-se a bactérias.

Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes. As cianobactérias são organismos antigos, surgiram na Terra há 3,5 bilhões de anos. Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.

As cianobactérias são organismos que apresentam benefícios para a natureza e para os seres humanos, como: Transformar energia solar em química por meio da fotossíntese; Apresentar valor econômico nos setores farmacêuticos e agrícola; Fixar nitrogênio atmosférico, contribuindo para a fertilidade do solo.

Qual é a importância dos fungos na cadeia alimentar? Por sua característica de reciclagem de matéria orgânica, os fungos auxiliam expressivamente no aporte de nutrientes às plantas, que por sua vez conseguem proliferar e realizar suas respectivas funções vitais de fotossíntese e biodiversidade da flora.

Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.

Os seres vivos podem ser classificados: quanto à forma de obtenção de alimentos (autótrofos ou heterótrofos); quanto à forma de produção de matéria orgânica (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) quanto ao hábito alimentar (herbívoros ou carnívoros)

Entenda o método da pirâmide alimentar:
Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior ficam na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade ficam no topo. Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz.

Olá! As bactérias podem ser divididas quanto à respiração e a nutrição. Em relação à respiração, as bactérias são classificadas em aeróbicas (utilizam o oxigênio para produção de energia), anaeróbicas estritas (utilizam somente o gás carbônico) e anaeróbicas facultativa (podem alternar entre oxigênio e outros gases).

As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.